PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Ucrânia e Rússia devem iniciar nova etapa de negociações de paz nos próximos dias; Zelensky já admite neutralidade

A Ucrânia e a Rússia confirmaram que iniciarão uma nova etapa de negociações nos próximos dias. O encontro será na Turquia e deve ocorrer entre 28 e 30 de março. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu que o país pode adotar uma postura neutra nas relações internacionais.

“Garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para isso. Esse é o ponto mais importante”, disse o presidente. Essa foi uma das principais exigências da Rússia durante as negociações de paz, já que uma postura como essa impediria que a Ucrânia adentrasse em blocos como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Zelensky, porém, disse que esse acordo de neutralidade deve ser garantido por terceiros e submetido a um referendo. Segundo ele, a invasão russa causou a destruição das cidades de língua russa na Ucrânia e que os danos foram piores do que os da Guerra na Chechênia.

Vítimas civis

A admissão de neutralidade vem num momento em que o número de vítimas da guerra vem aumentando cada vez mais. Nesta segunda-feira (28), a ONU (Organizações das Nações Unidas) informou que a guerra, em 32 dias, já deixou ao menos 1.119 civis mortos e 1.790 pessoas feridas.

A Rússia ainda admitiu ter realizado um ataque com mísseis numa fábrica responsável por revisar e modernizar os sistemas de defesas antiaéreas em Lviv.

(Matéria com informações do site CNN Brasil e do portal UOL Notícias)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario