04 de maio é a data limite para a solicitação e regularização do Título de Eleitor, por qualquer brasileiro que tenha 16 anos completos ou mais, até o dia 02 de outubro de 2022.
O procedimento é bem simples e pode ser feito pela internet no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Título Net.
O primeiro passo para retirar a primeira via ou para regularizar o documento é acessar o link: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/novoRequerimento. Será necessário selecionar a Unidade Federativa.
Últimas Notícias
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Gestão Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, aponta estudo
Durante o processo será necessário anexar:
- Documento oficial com foto;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de quitação do serviço militar (Para homens de 18 a 45 anos);
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja).
Logo de início será necessário selecionar a situação em que se encontra o título de eleitor. Caso seja a primeira via do título, deve selecionar “NÃO TENHO”, e preencher a lacuna com os dados solicitados. Após o envio dos dados, a Justiça Eleitoral analisará os documentos, sendo passíveis de aprovação ou reprovação. É possível acompanhar o processo de solicitação pode ser feito pelo link: https://cad-app-titulonet.tse.jus.br/titulonet/acompanharRequerimento.
Em caso de regularização do documento, o que acontece quando se muda o endereço de residência ou algum dado pessoal, como estado civil, o interessado deve conferir se não possui nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral. Após conferir, ele deverá acessar o mesmo link para solicitar a primeira via do título e selecionar a opções: “TENHO, MAS OS DADOS NÃO CONFEREM” para atualizar os dados cadastrais e regularizar o título.
Atendimento presencial
Também é possível solicitar a primeira via de seu título de eleitor ou regularizar o documento de forma presencial. Para isso, basta realizar o agendamento no Cartório Eleitoral de sua cidade. Para consultar os canais de contato do cartório por meio do site: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais e informar nome do município, o CEP ou o número a zona eleitoral (no caso de quem já possui título).
Caso os serviços eleitorais na cidade se encontrem em unidade do Poupatempo, o agendamento deve ser feito pelo site do Poupatempo ou por meio do aplicativo do órgão. Em ambos os casos, é necessário aparecer no dia agendado com documento oficial com foto, comprovante de residência e atestado de quitação do serviço militar.
Jovens votando
Segundo dados do TSE, em março, 1,05 milhão de eleitores entre 16 e 17 anos foram registrados, um aumento de 26% em relação a fevereiro. Ainda assim, só um em cada cinco jovens nesta faixa-etária possuem o título, considerando a população de 6,13 milhões segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario