Em 1998 a banda Titãs lançou a canção “É preciso saber viver”. Até hoje a música é um de seus maiores sucessos e sempre a mais pedida em todas as apresentações. O ponto de partida da coluna de hoje é essa frase dos Titãs “É preciso saber viver”. Diante dos desafios que vivemos em nossa sociedade, torna-se cada vez mais urgente e necessário levar a sério a máxima de que “é preciso saber viver”.
É preciso saber viver, pois a leveza e graça da vida não podem se tornar pesos diante dos obstáculos nossos de cada dia. É preciso saber viver porque as dores, o medo, a angústia e a tristeza vão bater em nossa porta e na maioria das vezes sem aviso e quando esse dia chegar, devemos estar fortalecidos em esperança para não cairmos.
Últimas Notícias
É preciso saber viver porque as injustiças sociais, a fome que leva dor ao corpo de nossos irmãos e irmãs e a profunda desigualdade que assola o nosso país não deve nos tirar a força de lutar, a coragem de mudança e o grito de transformação. É preciso saber viver para que não sucumbamos às drogas diante das intempéries da vida e para que tenhamos solidariedade, afeto, acolhimento e amor aos nossos irmãs e irmãos que encontraram refúgio no álcool e em outras drogas.
É preciso saber viver para que consigamos dizer não às tentações que nos afastam do caminho da justiça, da retidão e dos valores que foram ensinados pelos nossos pais e familiares. É preciso saber viver para consigamos construir uma sociedade mais justa, igualitária, antirracista, tolerante e em defesa da diversidade, que não sejamos enlaçados pelo ódio da intolerância, preconceitos, homofobia e racismo, elementos perversos que afetam os corpos e mentes de nossos irmãos e irmãs e os colocam em condições de sofrimento e dor.
É preciso saber viver para que consigamos nos sentir em paz conosco, que sejamos sempre a nossa melhor companhia e não seja necessário procurar estar sempre ao lado de pessoas que nos afastam de nossos valores e nos levam aos caminhos de destruição. Que façamos filtros sobre nossos amigos e tenhamos poucos, mas leais parceiros e parceiras que possam nos acompanhar durante a jornada da vida.
É preciso saber viver para que as redes sociais não pautem nossas vidas, que não sejamos enganados por relações virtuais com filtros de edições e falsa felicidade, mas sim, que consigamos investir nas relações de fato, com pessoas de fato e que a felicidade seja vivida em sua plenitude.
É preciso saber viver! Quando aprendermos a cada dia que a vida nos ensina e que somos eternos alunos em formação, estaremos próximos da máxima filosófica “só sei que nada sei”.
(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)