Foto: Divulgação/Canva Pro
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a edição 2022 da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias e também a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O atendimento ocorrerá em livre demanda, sem necessidade de agendamento. 
No dia 20 de agosto, sábado, está prevista a realização do Dia ‘D’ de Vacinação, com todas as unidades abertas das 8 às 17 horas. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
“É fundamental que os responsáveis levem suas crianças e adolescentes aos Posto de Saúde mais próximo para receberem as vacinas e realizarem a atualização da situação vacinal”, alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. 

As campanhas serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Para ser vacinado, basta comparecer ao local levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente e comprovantes de vacinação contra o coronavírus (Covid-19), se tiver.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal de cada um.

Como ficará o agendamento das vacinas contra a COVID-19 para crianças e adolescentes no período da multivacinação – Durante o período da Campanha de Multivacinação em livre demanda, as crianças e adolescentes de 5 a 14 anos que estiverem com a vacina de Covid em atraso poderão atualizar a dose necessária, desde que apresentem a caderneta de Covid e documentos necessários. 

 – Adolescentes de 12 a 17 anos:  Será mantido agendamento para os adolescentes que precisem de 1ª, 2ª ou 3ª dose e, no dia agendado, o adolescente de até 14 anos e 11 meses, poderá também atualizar suas vacinas de rotina (mediante apresentação da caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada).

– Crianças de 5 a 11 anos: Será mantido agendamento de Pfizer pediátrica (1ª ou 2ª dose) e, no dia agendado, a criança também poderá atualizar suas vacinas de rotina (devendo apresentar a caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada) 

– Crianças de 3 e 4 anos: O município começou a disponibilizar a vacinação conforme a liberação do uso da vacina CORONAVAC  para essa idade, mas o estoque necessário para atender este público ainda não foi enviado pelo Estado. Por este motivo, a vacinação será disponibilizada aos poucos, conforme doses disponíveis, e neste momento, essa faixa etária não poderá receber a vacina contra a Covid-19 em livre demanda, somente com agendamento. No dia agendado, a criança de 3 e 4 anos poderá também receber a vacina contra paralisia infantil e a atualizar suas vacinas de rotina (devendo apresentar a caderneta de vacinação de rotina para ser avaliada).

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

PUBLICIDADE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui