PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Vereadores de Mogi das Cruzes aprovam projeto de lei que proíbe acorrentar animais na cidade

Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes aprovou, nesta quarta-feira (21), o projeto de lei 152/2021, que proíbe acorrentar animais domésticos na cidade e confiná-los em espaços pequenos. A proposta é de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB) que defende que manter o animais nessas condições é prejudicial à saúde deles.

Segundo o projeto, os animais que ficam nessas condições são vítimas de violência. “Os animais submetidos continuamente a acorrentamento e/ou
confinamento, são necessariamente vítimas de violência, uma vez que possuem,
pelos menos, uma de suas cinco liberdades violada: devem ser livres de fome e
sede; livres de desconforto; livres de dor, ferimentos e outras ameaças à sua
saúde; livres para expressar seu comportamento natural e livres de medo e
estresse”
, escreve Moreno.

A parlamentar ainda criticou o Código do Bem-Estar Animal vigente em Mogi das Cruzes por não incluir o acorrentamento e o confinamento de animais em crimes passíveis de multa.
Caso o tutor do animal seja pego cometendo a infração, ele será intimado e terá que se realizar as adequações necessárias, em 15 dias. Não cumprindo, o munícipe será multado e terá mais 30 dias para cumprir a lei.

Se ainda assim, não houver liberação do animal, o tutor será multado em cinco UFMs (Unidades Fiscais do Município) para pessoas físicas (R$ 1.038,25 em valores de 2022) e dez UFMs para pessoas jurídicas (R$ 2.076,5).
Se cometer uma segunda infração em menos de dois anos, o responsável pelo animal levará uma segunda multa, com valores dobrados.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.