PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CPTM anuncia a reforma da estação Aracaré, em Itaquaquecetuba

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou, na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital de licitação para a execução de obras civis para adequação de acessibilidade da Estação Aracaré, da Linha 12-Safira, localizada na cidade de Itaquaquecetuba.

A Estação é a única da Linha 12-Safira que ainda conserva a edificação da estação original, inaugurada em 1950. Para a construção dos equipamentos de acessibilidade será, porém, necessário demolir o prédio principal, atualmente localizado entre as duas plataformas.

Dois anos de obras

O projeto para a reforma da Estação Aracaré prevê que a duração das obras seja de 24 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. As obras contemplarão a construção de nova passarela pública de transposição e acesso, com conjunto de novas escadas e elevadores para que se garanta pleno atendimento às normas de acessibilidade.

Também serão instalados elevadores, e por estarem localizados em áreas de acesso público, contarão com antecâmara, conforme diretriz da CPTM. Já as escadas, em atendimento a alta demanda de circulação de ciclistas verificada no local, possuirão rampa lateral para auxílio na condução de bicicletas.

Além disso, devido à inexistência de um saguão de acesso à estação, é proposta a construção de novo saguão superior, que será acessado diretamente pela nova passarela de transposição. No limite entre elas, será instalado um portão que permitirá que a passarela permaneça operante nos momentos em que a estação estiver fechada.

O novo saguão terá Sala de Supervisão Operacional (SSO) e a linha de bloqueios, inclusive bloqueio acessível e portão manual, para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência numa eventual indisponibilidade operacional do bloqueio acessível. O acesso às plataformas se dará por elevador e escada fixa.
O projeto também prevê o alteamento das plataformas para garantir a altura adequada aos trens que circulam na Linha 12-Safira, promovendo, inclusive, a diminuição do vão entre o trem e a plataforma.

Ainda com o objetivo de garantir total acessibilidade, haverá a aplicação de pisos táteis desde o lado oposto das vias públicas junto às travessias de pedestres que levam aos acessos da estação até o embarque nos primeiros carros dos trens nas plataformas.

O projeto contempla ainda a instalação de telefone para deficientes auditivos em área paga próximo aos bloqueios de acesso e sinalizações táteis em braile próximo aos embarques. Além disso, as áreas operacionais e técnicas serão ampliadas com a criação de edificação anexa em área adjacente à edificação principal da estação.
Além disso será construído um bicicletário com 245 vagas e um novo estacionamento, com vagas para 15 carros.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.