A primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi, participou, no último domingo (25), do encerramento da 106ª Festa do Divino Espírito Santo, também conhecida como Festa do Baruel. O evento foi organizado pela Comunidade Nossa Senhora da Piedade, a qual é consagrada a capela, em parceria com as voluntárias Maura Azevedo e Rosana Cusma, e coordenada por Cristiana Ramos.
A praça onde está a igreja foi totalmente enfeitada, além de ter recebido mais flores e cores, por meio de um trabalho de paisagismo do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, e um palco foi montado para que todos pudessem participar da missa, comandada pelo padre Luiz Ricardo. Para tanto, houve apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Últimas Notícias
“A nossa praça estava linda e cheia de famílias pedindo por paz e amor às pessoas, e eu sinceramente espero que este sentimento que tomou conta de todos que vieram participar da missa e da festa possa se espalhar por todo o nosso País”, destacou Larissa Ashiuchi. O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, a diretora de Patrimônio Cultural, Rita Paiva, e o vereador Joaquim Rosa também participaram do evento.
Além da celebração religiosa, os participantes ainda puderam apreciar a tradicional macarronada do Baruel, onde o público pode levar para casa ou consumir na própria praça, a acolhida dos peregrinos com café da manhã e a tradicional Caminhada dos Peregrinos, que partiu da rua Barão de Jaceguai e seguiu até a capela numa caminhada superior a 10 quilômetros.
“A fé nos faz superar todos esses desafios e a Festa do Baruel é uma celebração desta fé, para que possamos seguir em frente e acreditar na bondade das pessoas”, definiu a primeira-dama.
História
Desde julho de 2018 a Festa do Baruel entrou para o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e, além de ser uma celebração religiosa, a Festa do Baruel também reaviva a história de Suzano, uma vez que o evento é celebrado onde havia uma tribo de índios guaranis, antes da chegada de colonizadores portugueses.
O terreno foi explorado pela família Baruel em razão da abundância do ouro até metade do século XIX e depois se tornou uma fazenda administrada pelo capitão João Barbosa de Melo Ortiz. No final deste mesmo século, a capela que existia no local foi atingida por uma tempestade e parte da estrutura desabou. Em 1916, o imigrante italiano Roberto Bianchi deu início a reconstrução e desde então a festa é realizada para celebrar a estrutura, além de celebrar o Dia de Nossa Senhora da Piedade, que ocorre em 15 de setembro.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.