PUBLICIDADE

Medicamento que pode proteger contra a Covid-19 e alguns tipos de câncer é testado por cientistas

Um novo medicamento pode proteger contra o coronavírus (Covid-19), além de ser capaz de prevenir alguns tipos de câncer.
É o que estudam os cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e do Cleveland Clinic Florida Research and Innovation Center, na pesquisa publicada por eles numa revista científica.

O estudo foi publicado na Nature Communications e detalha que o medicamento seria capaz de bloquear a proteína chaperona (conhecida como GRP78) que replica vírus, como o Sars-CoV-2, no corpo humano.
Em pesquisas preliminares, os cientistas descobriram que uma vez que o coronavírus invade o organismo, o GRP78 é utilizado pelo vírus para espalhar e reproduzir a doença já dentro do corpo.

O tratamento visa bloquear uma proteína do corpo humano associada à replicação do coronavírus e a vários tipos de câncer, como pâncreas, pulmão e cólon.
Foi possível observar que as células epiteliais do pulmão com Covid-19, à medida que a infecção viral se intensifica, produzem níveis maiores de GRP78.

A partir dessas constatações, os cientistas testaram o HA15, medicamento desenvolvido para combater células cancerígenas. O fármaco, porém, é capaz de se ligar ao GRP78 e inibir sua atividade, fazendo com que as células infectadas ficassem reduzidas, impedindo a disseminação da doença dentro do organismo.

Os testes foram realizados em camundongos geneticamente modificados, onde o medicamento também foi capaz de reduzir bastante a carga viral nos pulmões. Assim, o remédio seria capaz de diminuir a ação da Covid-19, mesmo com o surgimento de novas variantes da doença.

A professora de bioquímica e medicina molecular na Keck School of Medicine da USC, Amy Lee, disse a variedade de cepas da Covid-19 é o maior problema no combate à doença.

Tratamento contra câncer

Um estudo que também conta com a participação de Amy Lee, e publicado na revista Neoplasia, tratou do uso de HA15 e de outro inibidor de GRP78, o YUM70, no tratamento contra cânceres de pulmão, cólon e pâncreas.

Na pesquisa, eles foram capaz de constatar que, uma vez bloqueado o GRP78, também seria possível reduzir o nível de proteínas KRAS mutantes, o gene mais comumente mutado em cânceres humanos e contam com opções terapêuticas limitadas.

Ambos os estudos estão em fase inicial e mais pesquisas serão realizadas para compreender a eficácia e a segurança do uso de HA15 em humanos.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario