A UniPiaget, em Suzano, agora é Centro Universitário Piaget. A transição que foi oficializada em evento realizado nesta quarta-feira (23), na sede da unidade de ensino.
A celebração foi marcada por muita festa e homenagens aos professores, funcionários da instituição, além do anúncio de novos cursos a partir de 2023.
O evento foi realizado no auditório da instituição e contou com a presença do idealizador, fundador e presidente do Instituto Piaget, o português doutor António Oliveira Cruz, que discursou falando contando toda a história do pedido que fez pessoalmente a Jean Piaget para que pudesse nomear a instituição em homenagem ao biólogo e educador.
Últimas Notícias
- Mogi Shopping inaugura decoração de Natal e recebe Papai Noel neste domingo (24), em Mogi das Cruzes
- Em Itaquaquecetuba, Itaquá Park Shopping realiza feira gratuita de adoção de cães e gatos neste sábado (23)
- Campanha Natal Premiado da Associação Comercial de Mogi das Cruzes sorteará moto, notebook e celular
“Por tudo que nós já provamos aqui na cidade, considero justo este reconhecimento por parte do MEC e da sociedade. E isso também nos motiva a buscar novos patamares. Mantemos em Suzano o formato tradicional Piaget, de forma presencial e que gera resultados”, falou Cruz emocionado.
Também esteve presente a presidente da Piaget Brasil, doutora Lúcia Marques Pereira, que discursou exaltando a resiliência dos funcionários e daqueles que se comprometeram com o sonho de expandir o Centro Universitário.
“Não foi fácil. Demoramos mais de um ano para abrir. Nossa marca sangrou, mas fomos transparentes, fomos honestos, fomos resilientes. Acompanhei tudo desde o início: as medições de terrenos, vi os prédios sendo erguidos. Chegar até aqui foi um dos processos mais difíceis. O projeto Brasil foi o mais difícil, mas fomos resilientes e tivemos coragem de permanecer na luta. Hoje estamos com 16 cursos. Nossa missão é oferecer muito mais que uma educação superior; formar mais do que profissionais. Queremos cidadãos para contribuir com uma cidadania mais justa e mais participativa para a cidade e o país. Somente assim poderemos criar ambientes favoráveis a resolução dos problemas”, disse.
Empossado oficialmente como reitor da UniPiaget, Marcus Rodrigues aproveitou para anunciar os novos cursos que o Centro Universitário passará a oferecer, a partir de 2023: Biomedicina; Tecnólogo Análise e Desenvolvimento de Sistema, Marketing; e Engenharia de Produção. Além das novidades incorporadas à grade, a instituição de ensino superior terá, a partir do ano que vem, dez novos cursos de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.
“Nós conseguimos transformar um projeto que a cidade desacreditava até que hoje nós estamos entregando uma instituição de ensino, um Centro universitário de excelência. Eu tenho orgulho disso porque eu sou suzanense e ter uma instituição como a Piaget na minha cidade e estar à frente deste projeto como esse é fantástico. É um momento de transformação. A Piaget é um diamante que a cada momento é lapidado”, declarou.
Marcus ainda disse que a base da Piaget é em Suzano, mas a instituição é pensada para o Alto Tietê.
“Esse campus foi pensado para dez mil alunos; hoje temos dois mil. Temos muito que crescer. Nossa maior satisfação é ter esse reconhecimento. Temos alunos de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Poá e até São Paulo”, continuou.
Também foi empossada a pró-reitora, Poliana Lima. Em seu discurso, ela destacou o corpo docente do Centro Universitário ao longo dos últimos nove anos de atuação.
“Acredito que o trabalho desempenhado pelo UNIPIAGET em Suzano e no Alto Tietê tem um peso enorme. Fazemos a diferença em todos os sentidos. Nesse contexto, ressalto a dedicação de todo o corpo docente e dos funcionários do Centro Universitário, além da confiança despendida por nossos alunos”.
A cerimônia contou com a presença de muitas lideranças políticas da cidade, incluindo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, do presidente da Câmara de Suzano, Leandro Alves de Faria, o Leandrinho, e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.
Na ocasião, o secretário de Educação de Suzano, destacou a importância da transição da faculdade para Centro Universitário.
“[Essa transição] permite uma autonomia que não havia antes. A Piaget vai poder escolher os cursos que implantará. Significa mais autonomia e que juntos podemos pensar no desenvolvimento das faculdades em Suzano, neste projeto de cidade que se consolidou a cada dia. Esse passo é fundamental para uma instituição como a Piaget, que almeja voos ainda maiores. Eu me coloco aqui porque me sinto parte da família Piaget. Ela está em todas as partes da cidade, com seus professores, com seus alunos. Hoje a Piaget conta com 50 bolsas 100% para cidadãos de Suzano, para desenvolver a capacidade humana da cidade. Esses alunos saem daqui e vão atuar pelo bem da nossa cidade. Isso é motivo de grande orgulho”, disse Bassini.
O presidente da Câmara de Vereadores disse que o momento é histórico “não somente para o Centro Universitário Piaget, mas para a cidade de Suzano”.
“O doutor [António] Cruz foi visionário e escolheu a cidade de Suzano pra implementar o centro estudantil que iniciou essa parceria. Quero reforçar o carinho que a Câmara Municipal tem pela Piaget e reforçar a nossa parceria”, disse Leandrinho.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi exaltou o crescimento da instituição e disse que o Centro Universitário já conversa com a Prefeitura para tratar de expansão do campus.
“Serão novos prédios e novos cursos. Sonhamos num futuro próximo de termos um curso de Medicina aqui na cidade de Suzano, que vai convergir com toda nossa expansão de Saúde em Suzano. A Piaget já nos auxilia com os cursos de pedagogia, de direito, e continuará fazendo parte da história de Suzano. Ela é nossa parceira principalmente em realizar o sonho de dar a muitos suzanenses o ensino superior. Quando meu pai estava muito doente, ele foi muito bem atendido por um rapaz no Hospital Saint Nicholas. Quando meu pai recebeu alta, esse rapaz me agradeceu e disse que se formou graças a uma das bolsas cedidas pela Piaget. Por isso, quero agradecer em nome do município por essa parceria”, finalizou.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario.