Nesta sexta-feira (09), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou quatro ministros que integrarão seu governo a partir de 2023. Foram eles: Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, o governador da Bahia, Rui Costa, na Casa Civil; o senador eleito Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro no Ministério da Defesa; e Mauro Vieira, como Ministro de Relações Exteriores. Saiba quem são cada um dos novos chefes de estado:
Fernando Haddad
Últimas Notícias
- Mogi das Cruzes inaugura HUB do Plástico, maior planta de reciclagem da América Latina operada por catadores
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Gestão Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, aponta estudo
Homem de confiança de Lula, Fernando Haddad foi candidato ao Governo de São Paulo nas eleições de 2022. Ele foi ao segundo turno onde obteve 10,9 milhões de votos, mas perdeu a disputa para Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ele também foi ministro da Educação durante o governo de Lula, assumindo o cargo em 2005 e deixando a pasta somente em 2012, quando foi candidato a prefeito de São Paulo, vencendo a disputa. Em 2018, ainda foi candidato à presidência da República, perdendo no segundo turno para o atual presidente Jair Bolsonaro.
Haddad é formado em direito na USP (Universidade de São Paulo) e tem mestrado em Economia pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária).
Ele trabalhou como analista de investimentos do antigo Unibanco e consultor da Fipe (Fundação de Pesquisas Econômicas), onde participou da criação da Tabela Fipe. Foi professor na USP e no Insper e integrou o Conselho Universitário da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Fernando Haddad assumirá o cargo de Ministro da Fazenda a partir de 1º de janeiro de 2023.
Rui Costa
Ligado ao movimento sindical da Bahia, Rui Costa ganhou destaque a partir dos anos 90 em Salvador, quando foi vereador da capital baiana por três mandatos. Chegou a ser secretário de Relações Institucionais do Governo Estadual de 2007 a 2010, quando foi eleito deputado federal pela Bahia.
Durante seu mandato, integrou a comissão especial de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e, em seus últimos dois anos de mandato, pediu licença e assumiu a Casa Civil do Estado da Bahia.
Em 2014, foi eleito governador do estado e foi reeleito em 2018. Rui Costa se formou em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e assumirá a Casa Civil a partir de 1º de janeiro de 2023.
Flávio Dino
Flávio Dino foi governador do Maranhão por dois mandatos (2014-2022), renunciando ao cargo no início deste ano para concorrer ao Senador Federal, onde foi eleito pelo mesmo estado.
Ele recebeu destaque nacional após ser um dos governadores a bater de frente com o presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e em meio a demora do Governo Federal em adquirir vacinas contra a doença.
Dino é advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 1993. É mestre em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também foi professor de direito na Universidade de Brasília (UnB), entre 2002 e 2006.
Por 12 anos, Dino também foi juiz federal e também foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e chegou a atuar como assessor da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).
De 2011 a 2014, ele foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Em 2022, foi candidato ao Senado por Maranhão sendo eleito com 1,88 milhões de votos. Flávio Dino, porém, assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública a partir de 1º de janeiro de 2023.
José Múcio
Entre os escolhidos, o que está mais distante de sua área usual. José Múcio tem 74 anos e é político experiente. Foi deputado federal por Pernambuco desde 1991 até 2006. Em 2007, foi indicado por Lula para ser ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal.
Em 2009, foi indicado pelo presidente para o Tribunal de Contas da União (TCU), onde permaneceu até 2020, quando se aposentou.
Múcio é formado em Engenharia Civil e chegou a ser prefeito da cidade de Rio Formoso, em Pernambuco.
Ao longo de sua vida pública, foi filiado ao PTB, PSDB, o PFL (atual União Brasil), o antigo PDS e o Arena.
José Múcio assumirá o cargo de ministro da Defesa a partir de 1º de janeiro de 2023.
Mauro Vieira
Mauro Vieira é advogado formado pela Universidade Federal Fluminense e também é formado em Relações Exteriores pelo Instituto Rio Branco, também sendo chefe de gabinete da Secretaria-Geral de Relações Exteriores.
Ele integrou todos os governos da redemocratização, sendo embaixador brasileiro no México entre 1990 e 1992, embaixador em Paris, de 1995 a 1999 (durante governo Fernando Henrique Cardoso), na Argentina de 2004 a 2010 (no governo Lula) e no Estados Unidos de 2010 a 2015 (Já no governo Dilma).
Em 2015, foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff para ser o Ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff, mas foi exonerado após o impeachment da governante.
Já com Michel Temer, Vieira foi nomeado para representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas e durante o governo Bolsonaro ele foi embaixador do Brasil, na Croácia.
Ele reassumirá o cargo de ministro das Relações Exteriores a partir de 1º de janeiro de 2023.
Próximos ministros
O presidente eleito Lula ainda disse que deve anunciar novos nomes que integrarão os ministérios somente depois da diplomação dele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ocorrerá no dia 12 de dezembro.
A expectativa é que nomes como Simone Tebet, Marina Silva e Margareth Menezes sejam anunciados nos próximos dias para os ministérios de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e de Cultura, respectivamente.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario