PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Terremoto de grande magnitude atinge Turquia e Síria e deixa mais de 2,3 mil mortos e milhares de feridos

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria, nesta segunda-feira (06), deixando mais de 1,5 mil mortos e mais de mil feridos. O tremor causou a queda de diversos prédios soterrando e ferindo diversas pessoas. A tendência é que o número de mortos aumente.

Toda a tragédia se iniciou às 4h17 no horário local (22h10 no horário de Brasília), quando o primeiro terremoto atingiu Gaziantepe, cidade turca de aproximadamente dois milhões de habitantes perto da fronteira com a Síria. Cerca de 10 minutos depois, um novo tremor, de escala 6,7, atingiu os países. De acordo com a agência de notícias Reuters, o tremor durou cerca de um minuto.

O maior número de mortos é na Turquia, com pelo menos 1.498 vítimas, de acordo com a agência de desastres turca. É o pior evento cataclísmico do país desde 1939. Pelo menos 2.818 prédios desabaram com o tremor, o que indica que o número de mortos pode ser ainda maior do que o divulgado até agora.

Na na Síria, até o momento, foram registradas 403 mortes. Na área controlada por rebeldes, há 380 mortes relatadas pelos Capacetes Brancos.

A Turquia está sobre o encontro de duas placas tectônicas, uma espécie de bloco que flutua sobre o manto, uma das camadas no interior da Terra. Quando as se mexem de forma que se chocam ou que se movam de forma lateral, elas causam terremotos.

Desde o primeiro terremoto, que foi o mais forte, pelo menos 50 outros tremores foram registrados na região.

O tremo ainda danificou o castelo turco de Gaziantepe, que tem mais de 2.200 anos de idade, e considerado Patrimônio Mundial da Unescoe. O epicentro do tremor foi entre a cidade e Kahramanmaras.

Uma parte da construção já desabou logo de início. Depois o tremor derrubou as grades de ferro que ficam ao redor do castelo, que ainda ficou com um muro destruído e grandes rachaduras em sua estrutura, segunda agência de notícias Anadolu.

As construções da Cidade Antiga de Alep, na Síria, também é Patrimônio Mundial da Unesco, ficaram danificadas. O local possui ruínas de mesquitas e palácios.

(com informações dos jornais Estadão e Folha de São Paulo)

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario