Nas últimas semanas, a criação perfis falsos direcionados ao público adulto têm ganhado popularidade nas redes sociais, no entanto, a ação se trata de um golpe, onde criminosos roubam fotos de perfis abertos para vender um falso conteúdo para maiores de idade.
O golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos utilizam fotos e informações de mulheres no Instagram e criam uma conta — geralmente, com o nome de usuário parecido com a conta original. Na descrição, dizem que a conta é para divulgar vídeos íntimos e indicam um link de um site onde estaria o material, que, na verdade, é software disfarçado.
Últimas Notícias
- Mogi Shopping inaugura decoração de Natal e recebe Papai Noel neste domingo (24), em Mogi das Cruzes
- Campanha Natal Premiado da Associação Comercial de Mogi das Cruzes sorteará moto, notebook e celular
- Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Mogi das Cruzes com programação especial na Igreja do Carmo, nesta terça (19)
Para acessar o conteúdo completo, a página solicita um pagamento, onde o criminoso consegue acessar os dados de quem clica no link, como o controle de contas, senhas e aparelho móvel.
A preferência dos golpistas são as mulheres, com perfis abertos e com poucos seguidores. As contas menores, se dá pelo fato de serem pessoais, ou seja, em caso de denúncia o perfil demora mais para ser derrubado pela plataforma.
A estudante Estella Abreu, de 21 anos, está entre as pessoas que tiveram o perfil do Instagram clonado. Na ocasião, ela foi alertada por amigos e seguidores da conta falsa.
“Algumas pessoas começaram a me mandar captura de tela da conta perguntando se era eu. No primeiro momento fiquei muito assustada e constrangida porque esse perfil estava seguindo vários conhecidos. Após absorver todas as informações, publiquei a conta falsa nos stories e pedi para que as pessoas me ajudassem a denunciar. Depois disso, fiz um boletim de ocorrência e denunciei em ambas plataformas”, contou.
No caso dela, a conta e o site foram retiradas do ar em apenas um dia.
Na última sexta-feira (10), a estudante Eduarda Hutter, também foi uma das milhares de mulheres vítimas do golpe.
“Fiquei sabendo na sexta-feira à noite. Passei o dia trabalhando e, quando cheguei em casa, fiz algumas coisas, então deixei o celular longe. Cerca de 40 minutos depois, abri minhas notificações e tinham várias mensagens no WhatsApp com capturas de tela de um perfil meu, com conteúdo +18, e as pessoas perguntando “É você?”. Além dos vários encaminhamentos de perfil na minha DM do Instagram”, relatou.
Para ela, a situação foi invasiva e constrangedora.“Foi um choque. Isso já tinha acontecido com uma amiga minha e também vi várias meninas compartilhando nas redes sociais que haviam sido vítimas do mesmo golpe. Então, infelizmente, eu já sabia do que se tratava, mas a gente nunca espera ser uma das vítimas, né? Eu me senti desrespeitada, fiquei em choque. Na hora que vi o perfil, não tive reação”.
Além do choque em ver que suas fotos estavam sendo utilizadas sem autorização para o cunho sexual, Eduarda conta que a se sentiu envergonhada.
“Fiquei com muita vergonha de saber a quantidade de pessoas que estavam vendo aquele perfil, sendo que ele nem era meu, eu era apenas uma vítima. A cada vez eu via que o número de “seguindo” e “seguidores” aumentava, eu sentia mais vergonha. Me senti coagida e envergonhada por algo que não era meu”, completou.
Após entrar em contato com o serviço de ajuda do Instagram, e denúncias de amigos e seguires, o perfil foi derrubado dois dias depois.
O delegado Lourival Zacarias de Noronha, da Delegacia Central de Suzano, explica ao portal HojeDiário.com que a nova modalidade do golpe vem crescendo a cada dia e faz um alerta importante.
“Infelizmente, este golpe é uma falha do próprio Instagram, tal como algumas outras plataformas semelhantes que não autenticam os usuários. Por isso, recomendo sempre manter o público alvo bem informado, quanto aos canais de informação oficiais”, disse.
Lourival explica que nesse caso o golpista comete, no mínimo, dois crimes: violação de dispositivo e estelionato.
Para evitar esse tipo de golpe, existem diversas recomendações, como privar a conta pessoal, utilizar o serviço de autenticação em dois passos, que servirá para proteger o perfil caso algum hacker consiga a sua senha de acesso, checar os aplicativos com acesso ao perfil e, em hipótese alguma, clicar em qualquer link suspeito.
E se você identificar algum perfil feito em seu nome, peça aos seus contatos que o denunciem, marcando a opção de “estar se passando por alguém” e seguindo as orientações da tela a partir daí.
Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis
Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario