De autoria do vereador Marcel da ONG, projeto de lei que prevê liberação de visitas de animais aos pacientes internados em hospitais é aprovado em Suzano

PUBLICIDADE

O projeto de lei número 3/2022, de autoria do vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, que prevê a liberação de visitas de animais aos pacientes internados nos hospitais públicos e privados de Suzano, foi aprovado em sessão da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (15).
As visitas de animais domésticos e de estimação devem ser liberadas em hospitais públicos, privados, contratados, conveniados e cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Além de receber a visita, os animais poderão permanecer no local “por período pré-determinado e sob condições prévias”.

Em uma justificativa da proposta, Marcel da ONG ressalta a transcendência dos animais na vida dos seres humanos e no auxílio na qualidade de vida, de uma forma geral, inclusive nos casos em que os pacientes necessitam de algum tratamento médico.

Segundo o projeto, animais domésticos e de estimação são todos aqueles que possam entrar em contato com os humanos sem proporcionar qualquer tipo de perigo, além daqueles utilizados na Terapia Assistida de Animais, como cães, gatos, pássaros, tartarugas, coelhos, hamster e outras espécies.

“A gente viu a grande necessidade de ter uma visita pet nos hospitais. Muitos tutores passam meses tratando de uma doença terminal, um câncer. Existem estudos que comprovam que o animal ajuda na melhora do paciente, inclusive até a cura já foi comprovada. Além disso, tem o pet sozinho, em casa, que sente falta do tutor e pode até entrar em depressão”, afirma o vereador.

O projeto de lei ainda determina que a entrada dos animais para visitação a pacientes internados deve ser agendada junto à administração do hospital, e que somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar do paciente ou pessoa que esteja familiarizada a manejar o animal.

Além disso, o animal precisará estar com laudo veterinário atestando a saúde, a carteirinha de vacinação deverá estar em dia, vermifugado e até tomado banho antes de ir pro hospital.

“É difícil ficar isolado no hospital, você fica no meio de estranhos e sente falta do seu pet que está em casa. Então, quando você tem o contato com ele… Seu ânimo e até a sua saúde melhora”, completa.

Participe do canal “Clube Hoje Diário” no Telegram, é totalmente grátis

Temos um convite para todos vocês que acompanham o site HojeDiario.com, conheça o canal “Clube Hoje Diário” no Telegram.
Lá, vocês terão acesso a notícias fresquinhas, vagas de emprego, informações sobre concursos públicos, entretenimento e muito mais.
Ofereceremos sorteios, promoções e cupons de descontos especialmente para membros do canal.
Lembrando, para participar do canal Clube Hoje Diário, É TOTALMENTE DE GRAÇA.
Para participar, basta você ter Telegram e acessar o link https://t.me/clubehojediario

Deixe um comentário