“Quarenta dias com Cristo”, por Padre Claudio Taciano

No dia 22 de Fevereiro, Quarta-feira, se inicia para os cristãos católicos, com a Missa de Cinzas, o Tempo da Quaresma. Este tempo tem como característica o apelo à penitência, oração e caridade. O referido tempo nos reporta aos quarenta dias de Jesus no deserto. Dias de jejum, de tentação e provação. Contudo, vale lembrar que, mais do que seguir um costume ou uma tradição religiosa, a quaresma é um tempo de mudança e reflexão.

Todos, em algum momento da vida, podemos nos perder e tropeçar. Sendo assim, precisamos de Deus e precisamos uns dos outros. A prepotência do coração humano nutrida pela falsa segurança e pela vaidade inócua fazem-nos achar que não precisamos de ninguém, nem de Deus. E aí começa a nossa queda e ruína. Erramos quando nos achamos infalíveis, caímos quando achamos que já sabemos tudo.

A reflexão aperfeiçoa a ação. É tempo de aprendizagem e retomada. Deixemo-nos ser abraçados por Deus, permitamos que as palavras do Senhor reguem e despertem os sentimentos belos que estão muitas vezes, murchos e apagados, dentro de nosso duro coração. O caminho do Senhor nos conduz à felicidade e à paz que sonhamos. Não pulemos etapas.

Carregar a cruz é importante, ainda que tenhamos a tentação de buscar um caminho fácil. Sem sacrifício, este mal atalho não conduz a vida, nem à vitória. Da cruz à luz, da morte à vida, da tristeza à alegria. Quem sofre com Cristo é vitorioso com ele. Quem morre com Cristo, ressuscita com Cristo.

Não se trata aqui de achar que Deus quer o nosso sofrimento e a nossa dor. Mas se trata de perceber que a vida, por mais bela que seja, tem sempre suas provações. Não reconhecer e nem passar firme por elas é se negar a crescer e a vencer. Das dificuldades às felicidades… Acredite, persevere e seja forte. Deus vos abençoe. Abençoada Quaresma a todos!

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)