PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Atenção! Novo prazo para entrega do Imposto de Renda”, por Robinson Guedes

O Imposto de Renda é uma ferramenta muito importante para confirmar lucros e rendimentos, sendo essencial para que o Governo Federal possa captar mais recursos desta parcela e, assim, aplicar em políticas que propiciem melhoras a toda a população. Nas últimas semanas, foi anunciada a ampliação do período de envio dos documentos que antes perdurava da primeira semana de março até abril e, agora, têm início no dia 15 de março com término previsto para 31 de maio. Mas no quê isso afeta na prestação de contas?

A alteração objetiva permite que todos os contribuintes possam usufruir da declaração pré-preenchida desde o início do prazo de entrega. Esta é uma novidade muito importante para os contribuintes, pois, desta forma, a Receita Federal poderá captar muitos dados de forma automática, algo que no prazo regular não era possível. Segundo a coordenação do programa, a maioria das informações que serão disponibilizadas chegarão à Receita Federal no final de fevereiro e, por isso, há a necessidade de um prazo para a consolidação dos dados para uma análise mais efetiva.

Aos que não têm ciência exata do tema, na declaração pré-preenchida, o contribuinte começa o processo com diversos campos já preenchidos. Entre as informações disponibilizadas estão: rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos. Esse método garante que sejam registrados menos erros e maior comodidade ao contribuinte que, em média, terá de preencher cerca de 25% do imposto.

A partir disso, a palavra-chave do processo é lapidação. Afinal, do zero, será preciso preencher apenas um quarto da declaração, enquanto os outros 75%, já assinalados, só precisam ser conferidos, para o caso de algum erro do formato automático. Isso já confere uma praticidade gigantesca aos contribuintes.

Mas enfim, aos que devem pagar o imposto de renda neste novo prazo, com esta nova modalidade da pré-preenchida, qual é a dica? Esteja sempre em contato com um contador que poderá lhe auxiliar neste processo com seu conhecimento na área e a experiência no ramo. Também é importante não deixar a declaração para última hora, pois assim será possível ter atenção total e evitar afobação neste momento tão importante.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)