O Conjunto Habitacional José Bezerra de Mello, no distrito de Jundiapeba receberá nesta quinta-feira (13), às 18 horas, a inauguração da revitalização do Espaço de Lazer da quadra 601. O trabalho é uma iniciativa do Programa ‘Viva Seu Bairro’, realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag).
Segundo informou a administração municipal, os trabalhos no local estão sendo realizados desde setembro com participação popular e engajamento com a comunidade, visando promover a participação da comunidade e criar espaços mais agradáveis e inclusivos para os moradores.
Últimas Notícias
As ações incluíram reforma de quadra, construção de parque naturalizado, instalação de academia para a terceira idade, pintura colaborativa, arte urbana com artistas locais e ações para melhoria da gestão de resíduos.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, acompanhou todo o trabalho realizado no local e afirmou que a participação popular é um dos pilares da gestão atual. “A ação realizada em Jundiapeba é uma demonstração prática de como essa forma de governar funciona. Ouvimos a população, procuramos entender suas demandas e executamos as ações práticas sempre de forma democrática e participativa”, disse o secretário.
Porto acrescenta que o Programa Viva Seu Bairro teve sua primeira fase no Residencial Novo Horizonte e atualmente vem sendo implementado em Jundiapeba, mais especificamente no Nova Jundiapeba, região que demanda por melhorias dos serviços públicos.
Primeira infância
Ainda segundo a pasta, o projeto contou com parceria do Instituto Ikone Global e está sendo desenvolvido em conjunto com a Urban95, da Fundação Bernard van Leer, instituição holandesa comprometida com a primeira infância.
A iniciativa está sustentada no redesenho de espaços públicos para a primeira infância e na integração das políticas públicas no território. Conforme a Prefeitura, cada intervenção tem quatro etapas: escuta, cocriação, intervenção e avaliação.
Para isso, foram realizadas diversas reuniões e um encontro lúdico de escuta da infância, que subsidiou a construção do novo espaço de brincar. Ademais, diversas secretarias municipais participaram do processo de escuta da população, garantindo a colaboração de diferentes atores na construção do espaço.