Durante o mês de julho, o vereador Marcel da ONG atuou no resgate de uma cadela vítima de maus-tratos, que resultou na prisão de um homem, e também esteve na realização do primeiro mutirão de castração gratuita de 2023.
O vereador participou do mutirão de castração realizado no dia 22 de julho, na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro da cidade. Na ocasião, foram atendidos 127 animais, sendo 74 cães e 53 gatos.
Últimas Notícias
O evento foi realizado por meio dos R$ 239.888 em emendas impositivas enviadas pelos então deputados Estevam Galvão (estadual) e Bruno Lima (estadual), conquistados por meio do vereador Marcel da ONG. Os valores serviram para contar com uma clínica veterinária conveniada que realizou o procedimento de forma gratuita.
“Não é possível a realização dos mutirões sem essas emendas. Se não vamos atrás dessas emendas, não teríamos essa possibilidade. Esse é o dever do vereador, correr atrás dos recursos para auxiliar o munícipio”, destacou Marcel.
O processo contou ainda com o apoio da estrutura do “CastraMóvel”, unidade volante que garante mais facilidade no atendimento. Os mutirões de castração eram uma demanda antiga do vereador e agora devem ser realizados mensalmente. O próximo está previsto para a segunda quinzena do mês de agosto, a expectativa é seguir com o atendimento prioritário aos munícipes previamente inscritos. Os que desejam contemplar seu pet com o procedimento, mas ainda não fizeram o cadastro, é necessário acessar o formulário on-line no link Suzano">bit.ly/Castracao-Suzano, bastando inserir nome completo, CPF, endereço e número de telefone para contato, além de enviar cópias digitalizadas do RG e de um comprovante de endereço do tutor responsável para o setor.
Viagem para Brasília
O vereador Marcel da ONG também viajou para Brasília, juntos dos secretários de Meio Ambiente e Governo, André Chiang e Alex Santos, respectivamente, para buscar recursos para a causa animal em Suzano.
No Distrito Federal, o vereador se reuniu, no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, com a analista da coordenação de proteção animal, Núbia Silva, para apresentar as principais demandas da cidade. Entre elas, eram os recursos para a realização castração gratuita no município e também recursos para combate aos maus-tratos com animais.
Resgate
Entre os resgates, no dia 19 de julho, o vereador recebeu uma denúncia de que um homem estaria cometendo maus-tratos contra uma cadela no bairro Parque Alvorada, no distrito de Palmeiras. Ao ir ao local, viu que a Polícia Militar já estava presente para apurar a situação.
Marcel então acionou o Setor de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente de Suzano, assim como a Polícia Civil. Quando chegaram a casa do tutor, na rua Maria Pureza de Conceição Silva, encontraram uma cadela da raça pitbull vivendo em estado de abandono e um ambiente degradante.
“Encontramos o animal esquelético, com anemia profunda e com cortes profundos no corpo”, relatou o vereador.
O tutor da cadela foi levado para a Delegacia de Polícia, onde foi preso. Já a cachorra foi encaminhada para o veterinário para receber os devidos socorros.