Mogi das Cruzes entrega novo sistema viário no bairro Mogilar, próximo ao Mercado do Produtor

Na manhã deste domingo (17), a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou o novo sistema viário no bairro do Mogilar, próximo ao Mercado do Produtor.
Com o intuito de trazer mais fluidez e segurança para a região, a estrutura está localizada na intersecção entre as avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes com as ruas Carlos Baratino e Manoel de Oliveira.

Realizada no local onde consistia a antiga rotatória, a atualização da área foi necessária, pois a região registra uma movimentação média de 54 mil veículos por dia e convivia com muitos congestionamentos. Agora, o espaço conta com uma estrutura com cruzamentos, semáforos e um retorno, garantindo também a acessibilidade de pedestres.

É importante ressaltar que para a construção e atualização da estrutura, foram realizadas simulações computadorizadas para definir a melhor programação dos semáforos visando facilitar a circulação dos veículos. As simulações praticadas indicam que o tempo economizado para o motorista transitar pelo encontro das vias poderá variar entre 43% e 76%, dependendo do sentido, nos horários de pico.  

O prefeito Caio Cunha, esteve presente para efetuar a entrega do novo sistema viário e para acompanhar o início da operação. Segundo o gestor municipal, os pedestres percorriam 50 metros para realizar a travessia e com a atualização da via, a mobilidade das pessoas poderá ser feita com o auxílio dos semáforos instalados no sistema, ampliando a segurança para a circulação dos pedestres.

As obras desse novo sistema viário foram executadas por uma empresa de empreendimentos imobiliários, como contrapartida para investimentos na região, e acompanhadas pela Prefeitura. Além disso, o projeto inclui questões de preocupação ambiental, visto que, com a melhoria na circulação de veículos, a emissão de gás carbônico com o trânsito no local diminui em cerca de 30%.

Um dos destaques na nova configuração viária é o retorno construído na rua Carlos Baratino, na lateral do Mercado do Produtor. Este é o novo caminho para os motoristas que estão na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, em direção ao Rodeio, e desejam acessar a rua Manoel de Oliveira. 

Além do Mercado do Produtor, a região conta ainda com importantes equipamentos de saúde, como a estrutura do Vagalume Saúde Infantil e o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.