“Empresários, não deixem 2024 para depois, planejem-se!”, por Robinson Guedes

Amigos leitores, hoje venho falar um pouco da importância de você, empresário, já começar seu planejamento para o ano de 2024. Restam apenas três meses para o fim de 2023 e, independentemente do porte de seu negócio, você enfrentará um ano com alguns feriados que requerem muito da sua atenção, tenha você uma pequena, micro ou grande empresa. Por isso, vou te dar dicas para garantir uma maior constância em seu empreendimento para o próximo ano, a começar pelos feriados.

Em 2024, nós teremos apenas três feriados prolongados nos finais de semana, sendo estes o feriado do Ano Novo, também creditado como Confraternização Universal, no dia 1° de janeiro (segunda-feira); a Paixão de Cristo (ou sexta-feira Santa) no dia 29 de março e a Proclamação da República, no dia 15 de novembro (sexta-feira). De resto, todos os outros feriados do ano caem nos sábados, domingos, ou às quartas-feiras. Este último, em especial, é o ponto que requer mais atenção, afinal, estamos falando de um dia a menos de expediente bem no meio da semana. Dito isso, a chave do planejamento está no seu tipo de negócio.

A exemplo, alguns estabelecimentos e microempresas são mais suscetíveis a obter lucro nestes dias livres ao grande público, como bares, lanchonetes e casas de entretenimento. Contudo, outros nichos, tais quais academias e comércios, têm duas opções, sendo estas a redução da jornada de trabalho ou o fechamento total das atividades no dia em questão, o que implica em impactos no bolso e na gestão.

Esse ponto é inerente aos feriados, então a antevisão e o planejamento de programar métodos para ter o melhor rendimento possível no período ou balancear e repor os lucros ao longo de outros dias do mês pode fazer a diferença para você, empresário, que está antenado e preparado para garantir o bom fluxo do seu projeto.

Contudo, outros pontos também requerem atenção. As datas festivas e comerciais, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, Páscoa e Natal, por exemplo, sempre são datas muito visadas para campanhas em múltiplos setores, especialmente na área de vendas, mas também há oportunidades específicas para determinados nichos. A exemplo, entre julho e agosto, serão realizadas as Olimpíadas de Verão em Paris, portanto, o segmento esportivo tem um período no qual a procura geral deve ser alavancada.

Deixar ideias e construir projetos para a última hora nunca é uma boa opção. Por isso, esteja preparado para seus próximos desafios e, sempre que possível, procure um contador, pois ele também representará um grande impulso no seu setor econômico.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)