O Procon de Suzano iniciou uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais nesta quarta-feira (08), com foco nas promoções da Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro.
O objetivo da ação é coibir práticas abusivas, como o aumento artificial de preços antes do evento para simular descontos mais vantajosos.
O órgão de proteção ao consumidor está atento à estratégia conhecida como “falsa redução de preços”, onde os comerciantes elevam os valores dos produtos previamente e os reduzem durante a Black Friday, passando a ilusão de um desconto significativo.
O Procon de Suzano também está orientando os vendedores a respeito de anúncios enganosos e alertando os consumidores sobre como proceder de maneira segura nas compras deste período promocional.
Últimas Notícias
- “Feliz Natal”, por Luci Bonini
- Primeira edição do “Prêmio Guará”, do Grupo Hoje de Comunicação, homenageará destaques do ano em Suzano e região neste mês de dezembro
- Bora ali? Drift em Mogi das Cruzes, programação de Natal em Ferraz de Vasconcelos e Suzano e o melhor do fim de semana na região; confira
Além disso, o órgão destaca a importância de estar vigilante contra golpes, principalmente aqueles veiculados por meio de links em redes sociais e websites não confiáveis. As recomendações incluem verificar a veracidade das ofertas e a reputação das lojas online, além de adotar medidas preventivas como:
- Elaborar uma lista com o que se necessita e monitorar os preços com antecedência;
- Confirmar as promoções anunciadas em banners na internet através de sites de confiança;
- Desconfiar de produtos com preços muito abaixo do mercado;
- Avaliar o custo do frete, que pode tornar uma oferta aparentemente atraente em uma opção custosa;
- Informar-se sobre políticas de troca em compras feitas em lojas físicas.
Para denunciar abusos ou práticas comerciais inadequadas, relacionadas ou não à Black Friday, os suzanenses podem contatar o Procon localizado na rua Baruel, número 126, no Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h,
Também estão disponíveis os telefones (11) 4744-7322 e (11) 4744-7461.