Programa de saúde bucal, em Poá, beneficia mais de 1,8 mil crianças

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria de Saúde, alcançou a marca de mais de 1,8 mil crianças atendidas pelo programa ‘Do leite ao permanente – Promovendo Sorrisos Saudáveis’. Em uma ação recente, realizada nesta terça-feira (07), o programa visitou as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Walkiria Janonni, Wilson Vieira Rodrigues e Neusa Gomes Pereira, onde mais de 600 crianças foram contempladas com kits de higiene bucal e participaram de atividades educativas.

Cada kit distribuído continha uma escova de dente, pasta e fio dental, e os pequenos receberam orientações práticas sobre a correta escovação dos dentes, além de uma aplicação de flúor. As atividades didáticas não se limitaram à higiene bucal; as crianças também foram instruídas sobre a importância de uma alimentação saudável e os cuidados necessários com os dentes desde cedo.

O programa ‘Do leite ao permanente’ é estruturado em quatro etapas essenciais: educação em saúde bucal e avaliação do risco de cárie, escovação supervisionada, aplicação de flúor em gel e o tratamento restaurador atraumático (ART), que é feito diretamente nas salas de aula. Casos mais complexos são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde.

As ações estão enquadrados no Programa Saúde na Escola, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação que existe desde 2007. O projeto visa integrar políticas e ações de educação e saúde, contando com o envolvimento da comunidade escolar e das equipes de atenção básica e educação básica pública.