O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) deu início, nesta segunda-feira (18), ao desassoreamento de 44,2 quilômetros do Rio Tietê. O projeto abrange os municípios de Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e Itaquaquecetuba, no Alto Tietê.
O processo começou na foz do Córrego Três Pontes, na divisa entre Itaquaquecetuba e Poá, cobrindo um trecho de 16 quilômetros.
Nesta área, está prevista a remoção de aproximadamente 353 mil metros cúbicos de sedimentos e 11,5 toneladas de vegetação aquática. Um segundo segmento, estendendo-se por 14,9 quilômetros, vai da divisa de Itaquaquecetuba e Poá até o Ribeirão Taiaçupeba-Mirim, em Suzano, com a retirada estimada de cerca de 315 mil metros cúbicos de sedimentos e 7,2 toneladas de vegetação aquática.
O último trecho do projeto, com 13,3 quilômetros, vai de Suzano até o Córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes, com a previsão de retirar 282 mil metros cúbicos de sedimentos.
Últimas Notícias
- CPTM altera operações nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região do Alto Tietê, neste domingo (24)
- Tolerância zero em Suzano: Diversas motocicletas são apreendidas após abuso e irregularidades no trânsito; uma moto roubada também foi recuperada
- Homem transtornado é preso em flagrante por violência contra ex-companheira e filho, em Suzano
Serão investidos mais de R$ 132 milhões neste trabalho, com duração estimada de 30 meses. Cerca de 1,2 milhão de habitantes da região serão beneficiados, principalmente pela redução do risco de enchentes e chuvas intensas. O desassoreamento, que não ocorria há mais de três anos no lote 4 (do córrego Três Pontes até o Córrego Ipiranga), é uma ação crucial para desobstruir os cursos d’água e melhorar as condições ambientais. Este projeto faz parte do Programa IntegraTietê, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).