Em 2023, Fabrício Oliveira assumiu Secretaria de Cultura de Poá após período como vereador e realizou diversos eventos na cidade

O ano de 2023 foi um ano movimentado para o secretário de Cultura de Poá, Fabrício de Oliveira, o Fabrício Brasa Chopp. Após atuar um período como vereador na Câmara Municipal, ele assumiu a gestão da cultura poaense com o desafio de revolucionar a área, inovando e movimentando o município com atividades e diversos eventos.

Desde que assumiu a Cultura, a gestão de Fabrício realizou o 1º Encontro de Carros Clássicos de Poá, a Semana da Consciência Negra e a Exposição Maria do Barro, além do Projeto Verão, que se tornou atividade semanal na Praça de Eventos, e do Samba na Praça.
Em seu balanço, o secretário ainda disse ter diversos projetos que deseja realizar em 2024, entre eles o Carnaval na cidade e também planejar um grande aniversário para Poá.
“Faremos o Pedágio da Transcontinental na Praça de Eventos, o nosso Carnaval poaense com alguns artistas em trio elétrico, um grande evento de aniversário de Poá que queremos trazer algumas novidades”, disse.

Ainda há o projeto de criar o Cinema de Poá, com diversas opções de filmes, para as crianças da rede municipal de ensino.
“Estamos estudando as maneiras para viabilizar e para que tudo isso seja feito de uma forma muito incrível para a nossa cidade”, contou.

Vereança

Mas esse ano de Fabrício não foi marcado apenas pela sua atuação como secretário de Cultura, mas também por seu período em que atuou como vereador. Em seu mandato, o ele propôs vinte projetos, dos quais sete se tornaram leis. Entre eles, o texto que institui o selo Empresa Amigo do Autista, destinado a empreendimentos que adotem política interna de inserção no mercado de trabalho de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Neste ano, ainda propôs a criação da certificação Educa+ Aluno Brilhante. O texto sugere que alunos do Fundamental I e II que atingirem as maiores notas e frequência escolar nas escolas municipais de Poá recebam essa homenagem como forma de incentivar o estudo e a dedicação às tarefas diárias na escola.
O projeto também autoriza o município a oferecer um passeio ao aluno certificado durante as férias e o recesso escolar, além de tornar o estudante, premiado pelo menos duas vezes, como prioritário na seleção de estagiários da Prefeitura Municipal.

Enquanto vereador, também foi autor de um projeto que cria o programa “Não Se Cale”, um protocolo de ações para espaços públicos e ambientes privados com objetivo de detectar situações de agressão sexual e tomaram providências para auxiliar as mulheres.
O texto prevê que os funcionários do local devem conduzir a vítima da agressão a um local reservado e seguro, acionar a emergência, médica e policial, e colaborar na investigação contra o agressor a partir de relato de testemunhas, imagens de câmeras de vídeo, etc.

Outra lei de autoria de Fabrício é a que autoriza a criação de pontos de embarque e desembarque para Uber, algo que já está se tornando realidade em Poá, como na área próxima à estação de trens da cidade.
Ele também é autor da lei que instituiu códigos QR nos pontos turísticos da cidade com informações históricas, culturais e ambientais de Poá.

“O ano de 2023 foi muito produtivo e pudemos avançar demais na nossa Cultura. Queremos que 2024 seja ainda melhor. Desejo a todos os poaenses boas festas e um feliz ano novo e que o próximo ano seja um ano de muita benção e muitas felicidades. Estaremos aqui trabalhando por uma Poá melhor!”, finalizou.