A Prefeitura do Guarujá, cidade turística localizada no litoral paulista, iniciou a apreensão de caixas de som usadas na faixa de areia das praias. A ação faz parte de um esforço para reduzir as infrações relacionadas a som alto, que representaram metade das ocorrências registradas pela fiscalização na alta temporada.
Durante as festas de fim de ano, uma Operação de Fiscalização no Guarujá resultou no registro de cerca de cinco mil equipamentos de som nas praias. Diante deste cenário, a Prefeitura decidiu intensificar as medidas, orientando a apreensão de equipamentos de som usados na faixa de areia.
Últimas Notícias
- Em Suzano, serviços essenciais funcionarão normalmente durante o “feriadão” da Sexta-feira Santa e Tiradentes
- Espetáculo “O Andante” chega a Mogi das Cruzes com apresentações gratuitas no SESI em maio; confira
- Suzano Vôlei elimina o Itambé Minas fora de casa e avança à semifinal da Superliga Masculina na noite desta quarta (16)
Para atender à crescente demanda turística, que ultrapassa 1,5 milhão de visitantes na alta temporada, a Prefeitura organizou a Operação Verão de Fiscalização. A operação conta com um efetivo de mais de 200 policiais militares em atividade delegada, além da Força-Tarefa, Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de fiscalização.
As principais ações incluem a proibição da colocação de cadeiras nas calçadas por bares e restaurantes, orientações sobre a proibição de som, tendas e animais na faixa de areia, e reforço nas regras de estacionamento.
Para reportar reclamações ou denúncias sobre irregularidades, os cidadãos podem contatar a GCM pelo número 153.
Além da restrição ao uso de caixas de som, as praias de Guarujá também possuem outras proibições, incluindo:
- Acesso de animais na faixa de areia;
- Instalação de tendas, barracas ou similares;
- Uso de churrasqueiras e similares;
- Estacionamento e trânsito de bicicletas na faixa de areia.