Em Suzano, estudante de farmácia cria projeto beneficente que promove a doação de materiais médicos para pacientes em tratamento

Para contribuir com um mundo mais acessível e solidário, o balconista e estudante de farmácia, Isaías Menis Teixeira, criou o “Projeto Doar Suzano”, com o intuito de repassar materiais médicos em bom estado a pessoas que necessitam de tratamentos, seja a curto e/ou longo prazo.
Atendendo pacientes no município e em outras regiões do Alto Tietê, o projeto beneficente conta com dois colaboradores, Isaías e Gabriel Augusto Alves Farias, e já proporcionou mais de 30 doações, incluindo muletas, cadeiras de rodas, próteses, botas ortopédicas e materiais para curativos pós-operatórios.

Inaugurado em maio de 2023, o projeto surgiu após o irmão de um dos idealizadores sofrer um acidente e eles conseguirem doações para a continuidade do tratamento. Contudo, houve mais doações, o que incentivou a criação do projeto.
Por meio da iniciativa, muitas pessoas são auxiliadas com a doação dos itens, impactando positivamente em suas vidas.

“É gratificante demais saber que às vezes uma ajuda mínima pode impactar de forma gigantesca, fazendo uma diferença significativa na vida de outras pessoas, que estão em uma situação delicada.”, destaca Isaías, que recebeu muita ajuda na infância e cresceu visando ajudar a outras pessoas como uma forma de retribuição.

A ideia deu tão certo que o projeto alcançou uma grande proporção, resultando na procura de futuras doações e na disposição de outras pessoas em contribuir com a ação solidária. “Hoje, pela popularidade que atingimos, a procura de doações já tem aumentado e estamos com uma demanda grande para atender”, ressalta.

Sem fins lucrativos, o projeto arrecada os materiais, seja temporário ou de doação vitalícia, através de doações pelas redes sociais oficiais da iniciativa, e que são posteriormente oferecidos aos pacientes mediante a uma análise do quadro clínico do solicitante. Inicialmente, a ação atendia somente a pacientes da cidade de Suzano, contudo o movimento ganhou força em outras regiões do Alto Tietê.

“Pretendo continuar ajudando o máximo de pessoas que eu conseguir através do projeto”, finaliza Isaías.

Para contribuir com o projeto, basta acessar as redes sociais, disponível por meio do link https://instagram.com/projetodoarsuzano e entrar em contato com os colaboradores. Após a solicitação, a equipe irá até o local para fazer a inspeção do produto e sua retirada. Dependendo do material doado, poderá ser repassado ao paciente no mesmo dia.

Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal