PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Altruísmo e empatia: a marca do Fundo Social de Suzano”, por Alex Santos

Meus amigos, hoje eu trouxe um tema bastante importante para falar com vocês, que é o espírito de compaixão e o trabalho feito pelo Fundo Social de Solidariedade de Suzano (FUSS). O órgão, presidido pela nossa primeira-dama Larissa Ashiuchi, tem uma ampla gama de ações pela cidade que, ano após ano, vêm se consolidando mais e mais ao garantir amparo e dignidade aos munícipes em situação de vulnerabilidade social.

A exemplo, uma das ações mais tradicionais da entidade é o “Cabide Solidário”, projeto que visa proporcionar às famílias atendidas a oportunidade de escolher suas peças de roupas como se estivessem em uma loja, conferindo mais dignidade àqueles que mais precisam.

Todo o material disponibilizado é fruto de doações previamente analisadas para garantir as condições adequadas de uso. Por isso, o time de colaboradores do Fundo Social tem um processo completo de triagem para evitar roupas rasgadas ou em mau estado de conservação em geral.

Outro projeto do FUSS é a campanha “Junte o Bem”, prática voltada à arrecadação de lacres de latas de alumínio para a obtenção de cadeiras de rodas para quem precisa. A iniciativa em questão vem sendo realizada ao longo dos últimos anos com a parceria da concessionária SPMar, empresa muito ligada às causas sociais.

E como isso funciona? Pois bem, para adquirir uma única cadeira de rodas, são necessárias 140 garrafas PET de dois litros cheias de lacres, um montante aproximado de 90 quilos de material reciclável. Assim que o montante é somado, o Fundo executa a troca destes pelo equipamento que será emprestado à pessoa em necessidade. Vale ressaltar que, no processo, a SPMar encaminha as doações recebidas para a reciclagem, concluindo assim um ciclo virtuoso na sustentabilidade.

Outro exemplo são os jogos do Suzano Vôlei, clube com o qual o órgão tem parceria desde 2021. Você sabia que cada partida arrecada uma média de duas toneladas de alimentos não perecíveis e que todo este montante é destinado às famílias atendidas? Sim, quando você vai à Arena Suzano para torcer pela nossa equipe, você não está só ajudando o time local, mas fazendo o bem a vários munícipes.

Isso tudo sem contar outros projetos como os casamentos comunitários, ações como o “Dia da Solidariedade”, no qual cidadãos e servidores puderam trazer doações ao Paço Municipal no modelo drive-thru; ou ainda o Programa da Boa Visão, iniciativa que promove consultas e acompanhamentos oftalmológicos de forma gratuita para crianças e idosos.

Tudo isso é fruto do empenho, da capacidade de liderança e, mais importante, do altruísmo da primeira-dama Larissa Ashiuchi e de toda a gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, sendo pessoas que primam pelo bem-estar do nosso povo e que sempre encontram novas formas de ajudar quem mais precisa, uma virtude gigantesca que inspira a todos na luta diária.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)