PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Como posso ajudar uma empreendedora hoje?”, por Rebeka Assis

Todos os anos, campanhas especiais para o Dia da Mulher são realizadas para exaltar vários pontos importantes, incluindo o papel da mulher empreendedora. Mas o restante do ano, muitas vezes, não condiz com a publicidade. Por isso, vale o questionamento: o que podemos fazer para ajudar uma mulher empreendedora?

Hoje é Dia Internacional da Mulher e as ruas estão repletas de flores, fitas rosas e mensagens de apoio.

Hoje também são contadas várias histórias de inspiração para nossas vidas, que abrangem desde o âmbito pessoal até a trajetória de uma empreendedora.

Mas para ajudar que esse olhar humano para os nossos desafios não se resuma ao 8 de março, que tal refletir como você, pessoa querida que lê este texto, pode contribuir com uma mulher empreendedora?

Boa leitura!

Rede de apoio

A pesquisa “Empreendedorismo Feminino”, organizada pelo Sebrae em novembro de 2023, trouxe alguns dados importantes sobre os desafios da mulher que decide empreender.

Um dos principais é que as mulheres costumam gastar 3,1 horas por dia para cuidar da família, enquanto os homens gastam 1,6 hora diária. Logo, fica nítido que, ao entrar nessa “dupla jornada”, a mulher tem menos tempo para outras atividades, incluindo dedicar-se à empresa.

Por isso, é hora de avaliar se você está “fazendo a sua parte” quanto a manter a organização da casa e o cuidado com o próximo. Afinal, se todos comem, sujam e dormem, a responsabilidade não pode ser de uma pessoa só, não é verdade?

De graça?

Outra situação comum – e desagradável – é aquela pessoa que, por ser parente ou amiga, pensa que é “tudo bem” ter um produto ou serviço de uma empreendedora “de graça”.

Ou vai me falar que nunca viu aquela pessoa que se acha no direito de pegar um brigadeiro da amiga porque… “ah, é um só, né? Nem vai fazer falta”.

Se você gosta de produtos de qualidade e compra normalmente em outras lojas, qual o problema de comprar – pagando de verdade, com dinheiro – de uma empreendedora conhecida?

Outra opção, caso seja viável, é oferecer uma troca entre o seu produto e o dela, como uma parceria.

Apoio mútuo

Por fim, mas tão importante quanto, é você oferecer algo muito valioso: seu apoio. Um ouvido para o desabafo, uma palavra de incentivo… Sua confiança.

Nós podemos, sem dúvida podemos. E poderemos mais ainda, quando todos entenderem e colaborarem para tal.

Feliz dia da mulher! Bom trabalho e até semana que vem!

E aí, você tem alguma dúvida que gostaria de ver respondida aqui na coluna?

Envie uma mensagem no meu Instagram ou um e-mail para contato@rebekaassis.com.br, e eu terei todo o prazer em responder.

Aproveite e conheça meu trabalho em www.rebekaassis.com.br.

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do HojeDiario.com)