Ana Caroline Leite Ferrer de Melo e Carolina Roca, médicas veterinárias de Suzano, estão realizando a arrecadação de rações e insumos para auxiliar animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No momento, as doações serão direcionadas para a cidade de Canoas, uma das mais atingidas pela tragédia.
O estado foi atingido por fortes chuvas em 29 de abril e desde então enfrenta as maiores enchentes de sua história. Dos 497 municípios, 461 foram afetados, atingindo mais de 2,29 milhões de pessoas, das quais 540 mil estão desalojadas. Até o momento são 154 mortos e 98 desaparecidos.
Últimas Notícias
- Advogado João Neto, famoso nas redes sociais, é preso por violência doméstica
- Alunos do projeto de jiu-jitsu “Professor Ângelo Máximo” de Suzano conquistam 32 medalhas em competições estaduais e nacionais
- Médico de Mogi das Cruzes, Marcelo Oliveira, integra equipe da última cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro
Mas quem também enfrenta grandes dificuldades nesta tragédia são os animais. Até agora, foram mais de 12 mil animais resgatados. Muitos desses estão sem lar e sem qualquer auxílio ou tutores para cuidarem de sua alimentação e das doenças adquiridas por causa das enchentes.
Pensando nisso, Ana e Carolina abriram a clínica para arrecadação.
“Há uma alta demanda de animais resgatados e poucos profissionais para atender. Todos os dias chegam mais de 100 animais aos abrigos, e os próprios veterinários de lá não dão conta de atender todos. Alguns ficam, infelizmente, sem atendimento. Temos contato com o pessoal de lá da faculdade e a situação é caótica”, disseram.
Segundo elas, muitos animais estão hipotérmicos, desidratados, doentes e sem atendimento médico veterinário.
Até o momento, foram arrecadados:
- Mais de 150 kg de ração de cachorro;
- 50 kg de ração de gato;
- 6 caminhas;
- 10 cobertinhas;
- 40 mil agulhas;
- 500 seringas;
- Roupinhas;
- 5 pacotes de gaze (cada pacote contém 500 gazes);
- 10 sachês de gato;
- 20 kg de areia para gatos;
- 20 comedouros;
- 2 guias de cães;
- 1 kit papelaria;
- 10 focinheiras;
- Remédios (analgésicos e antibióticos);
- Insumos (caixas de luva, soro fisiológico, tripa de mico).
De acordo com Ana, os itens que ainda estão em falta são principalmente insumos como pomadas, compressas, esparadrapos, injetáveis, soro e luvas para atendimento. Mais urgente ainda será o transporte.
Antes, elas pensaram em ir divididas em dois carros para Canoas, mas o número de arrecadações foi muito grande e agora precisam de um veículo maior para levar todas as doações.
Para oferecer o transporte, basta entrar em contato direto com Ana pelo número (11) 94814-3188.
Para realizar doações, basta levar o item na rua Sara Cooper, número 472, no Jardim Santa Helena, em Suzano (HealthVet Care Centro Médico Veterinário). As doações serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 16 horas, até o dia 27 de maio, quando viajarão para o Rio Grande do Sul.
