O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta terça-feira (21) o projeto de lei que torna o dia 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, em feriado nacional. A data foi instituída em 11 de novembro de 2011, pela Lei número 12.519, sancionada pela então Presidente Dilma Rousseff.
O dia 20 de novembro já era feriado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas e Amapá, e passa a integrar o calendário nacional no segundo semestre de 2024. A data tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre as questões que envolvem o racismo e a desigualdade social.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Gestão Eduardo Boigues: Itaquaquecetuba é atualmente a sexta cidade menos violenta do Brasil, aponta estudo
- Indivíduo suspeito de ligação com a morte de ‘Pedrinho Matador’ presta depoimento à polícia nesta quarta-feira (13), em Mogi das Cruzes
Homenagem a Zumbi dos Palmares
Em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo das Américas, a data foi escolhida como um marco histórico. Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, se tornou um dos principais símbolos da luta pela resistência negra e pela libertação dos escravos no período colonial.