No último sábado (22/06) tivemos a inauguração do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24 horas de todo o Alto Tietê. Trata-se do CAPS Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita), unidade situada na Vila Costa que será fundamental para o acolhimento de diversos pacientes no contexto da saúde mental, setor que requer atenção máxima. O trabalho em prol desta área é imprescindível e este importante avanço é tema do artigo desta semana.
O equipamento está sob administração da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), grupo coordenado pela competente Dulce Ramos e pelo secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, sendo uma importante adição aos espaços específicos para estes cuidados.
Além disso, o ex-secretário de Saúde e hoje vereador, Pedro Ishi, também teve uma importante colaboração pela conquista deste projeto. Com uma equipe multiprofissional completa à disposição, sua maior vantagem será a extensão do horário de atendimento ao público na área central, algo que fará total diferença em casos mais urgentes. Afinal, para nós, a saúde mental é uma prioridade de primeiro nível.
No momento, Suzano conta com outros três Caps dedicados aos atendimentos a pacientes com transtorno mental grave e agudo, prejuízo funcional, agressividade, isolamento e outras demandas que necessitam de regimes mais complexo de avaliação, acompanhamento e tratamento.
De forma específica para os adultos, já temos o Caps Alumiar, situado no Jardim Imperador, e o Caps Devir, também na Vila Costa; ao passo que os jovens têm um espaço exclusivo no Caps Infantojuvenil Entrelaços, localizado na Vila São Francisco. Todos possuem equipes preparadas para o acompanhamento aos pacientes e, agora, com a ampliação do Caps AD, o setor nunca esteve tão bem estruturado.
E devo acrescentar, muito disso se deve ao empenho do nosso prefeito Rodrigo Ashiuchi, cujo trabalho vem sendo cada vez mais notório por recordes, avanços e muito trabalho. Um destes exemplos recentes está na aprovação de seu governo que, segundo análise divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas, possui 87,5% de validação do povo suzanense, com avaliação em ótimo, bom ou regular.
Últimas Notícias
A gestão Ashiuchi está fazendo a diferença em todos os lugares e, em um momento cheio de mudanças na nossa sociedade, manter um serviço de qualidade com acolhimento gratuito no tocante às questões psicossociais é fundamental. Seguimos avançando com o nosso povo!
(Este texto não refelte, necessáriamente, a opinião do HojeDiário.com)