Com investimento de mais de R$ 9 milhões, Itaquaquecetuba terá Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (TEA); ordem de serviço foi assinada e local deve atender mais de mil crianças

Nesta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba assinou a ordem de serviço para a construção da Clínica-Escola do TEA (Transtorno do Espectro Autista). O novo equipamento será erguido na entrada do Parque Ecológico, localizado na rua Cabrália Paulista, número 75, no bairro Estação, com um investimento total de R$ 9,3 milhões.
A previsão é de que a obra seja concluída em até 24 meses. A infraestrutura está planejada para beneficiar cerca de mil crianças autistas da rede pública, atendendo a diversas necessidades.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de mães e estudantes atendidos pelo Departamento de Educação Especial (DEE), além de vereadores, secretários, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Prates, e o prefeito Eduardo Boigues.
O projeto da clínica-escola representa uma integração entre as secretarias de Saúde e Educação, dedicando-se ao desenvolvimento dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista.

A clínica-escola incluirá uma horta e jardim sensorial, playground, quadra poliesportiva e um espaço de vida diária, composto por quarto, sala, cozinha e banheiro, onde os profissionais ensinarão atividades cotidianas às crianças. A área clínica oferecerá serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psiquiatria, neurologia, enfermagem, assistência social, nutrição e pediatria.

Para o ensino, a clínica-escola contará com salas individuais e coletivas, além de espaços específicos para tecnologia, musicoterapia, brinquedoteca, administração e refeitório. Esse ambiente diversificado e inclusivo visa proporcionar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças de maneira integral.