Durante a sabatina “Olho no Olho”, realizada pelo Grupo Hoje de Comunicação na sexta-feira (27), Walmir Pinto, candidato à prefeitura de Suzano pelo Partido Verde (PV), apresentou sua proposta de criar a “Van da Saúde” como uma medida de prevenção para o atendimento médico nas regiões mais afastadas da cidade.
Walmir destacou a importância de trabalhar na prevenção em vez de focar apenas na remediação dos problemas de saúde.
“Hoje, quando falamos em saúde, estamos sempre falando da remediação, ou seja, parece que estamos sempre enxugando gelo. A pessoa já chega nas UBSs, prontos-socorros e hospitais com uma série de problemas que poderiam ter sido evitados,” afirmou o candidato.
Últimas Notícias
- 20 de novembro: entenda a importância da educação para a promoção da igualdade racial e da consciência negra
- Após sucesso de tratativas lideradas por Ashiuchi, hospital público em Suzano terá serviço de hemodiálise a partir de 2025
- Prefeitura de Suzano inicia novo protocolo de cuidados para pacientes que tenham contraído dengue, zika, chikungunya e outras arboviroses
A proposta central para enfrentar essa questão é a implementação da “Van da Saúde”, que circularia pelos bairros mais distantes, levando exames clínicos básicos e serviços preventivos para as comunidades menos atendidas.
“A ideia é que a van percorra os bairros mais distantes, onde temos menos acesso às UBSs, fazendo exames clínicos iniciais para detectar problemas antes que eles se agravem,” explicou Walmir.
Além disso, ele ressaltou a importância da expansão da telemedicina como uma ferramenta para melhorar o diagnóstico e o atendimento à distância, utilizando novas tecnologias.
“A inteligência artificial está aí, e precisamos utilizá-la para o bem. A telemedicina seria um ponto muito importante para evitar que problemas se tornem crônicos,” completou o candidato.
A sabatina foi conduzida pelos jornalistas Leonardo Brito Lima e Neusa Freitas, CEO do Grupo Hoje de Comunicação, e ocorreu na sede da empresa, na área central de Suzano.
Assista à entrevista completa, abaixo.