No último domingo (06), o Brasil realizou o primeiro turno das eleições municipais. Na região do Alto Tietê, os eleitores definiram prefeitos e vereadores nas dez cidades, eliminando a necessidade de um segundo turno.
De acordo com um balanço parcial do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgado às 19h30 de domingo, foram registrados 2.618 crimes eleitorais em todo o país. As ações resultaram em 515 prisões, sendo que 22 pessoas presas eram candidatos flagrados cometendo irregularidades.
O balanço final ainda será divulgado nesta segunda-feira (07), mas até o fechamento desta matéria, os dados atualizados não foram disponibilizados.
Entre os crimes eleitorais mais frequentes, a prática de boca de urna liderou o ranking, com 1.057 ocorrências registradas. Em seguida, a compra de votos e a corrupção eleitoral somaram 423 casos.
Outros crimes apontados no balanço incluem 309 registros de propaganda eleitoral irregular, 203 ocorrências de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto e 64 casos de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral.