Gestantes de Poá e Ferraz de Vasconcelos estão recebendo “kits gestantes” como parte de iniciativas promovidas pelas prefeituras municipais. A ação busca oferecer suporte às futuras mães, fortalecendo o cuidado com a gestação e o vínculo com unidades de saúde públicas.
Em Ferraz de Vasconcelos, a entrega dos kits faz parte do programa “Ser Mãe” e ocorreu recentemente, no dia 19 de novembro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Margarida. O benefício, que inclui um enxoval completo para os recém-nascidos, foi bem recebido pelas gestantes da cidade.
Além dos itens do kit, o programa oferece acompanhamento médico regular para as futuras mães nas UBSs em que estão cadastradas.
Últimas Notícias
- Indivíduo morre após troca de tiros com a Polícia Militar em Ferraz de Vasconcelos; outro homem fugiu
- Usuários das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e região, devem ficar atentos a mudanças durante todo o “feriadão”
- Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e outras cidades do Alto Tietê distribuem mais de 88 mil ovos de páscoa para alunos da rede pública
As entregas dos kits ocorrem mensalmente nas 14 UBSs do município, atendendo gestantes a partir da 34ª semana de gravidez. Para serem contempladas, as mulheres precisam cumprir alguns requisitos, como participar das consultas médicas, passar por atendimento odontológico, realizar exames preventivos e manter a caderneta de vacinação em dia.
O kit disponibilizado em Ferraz de Vasconcelos inclui itens essenciais para os cuidados com o bebê, como roupinhas, toalha de banho, meias, pagões, casacos e mijõezinhos.
Em Poá, a iniciativa faz parte do “Projeto Gestante”, que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio de encontros e celebrações. Recentemente, foi encerrada uma etapa do projeto no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Calmon Viana. Nesta quinta (28), sexta-feira (29) e 5 de dezembro, o evento será realizado nos Cras Vila Jaú, São José e Kemel, respectivamente.
As gestantes participantes do projeto receberão um kit contendo produtos para os cuidados com o bebê, inclusive um carrinho. A ação é direcionada às mulheres em situação de vulnerabilidade social, que estejam realizando o pré-natal e que estejam no máximo na 17ª semana de gestação.
O projeto é conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e já teve suas inscrições encerradas.