Dois homens foram detidos em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos neste sábado (14) durante a Operação Natal Seguro. A ação ocorreu no bairro Jardim das Flores, após denúncia de desmatamento em área de preservação permanente. Durante a operação, uma retroescavadeira foi apreendida e o suposto infrator foi autuado em 1.500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), equivalente a R$ 200.445,00, conforme decreto municipal.
Segundo a GCM, os agentes foram acionados por uma denúncia anônima que relatava atividades de desmatamento próximas a uma área de nascente da Mata Atlântica. Ao chegarem ao local, encontraram uma retroescavadeira que já havia aberto uma grande clareira.
Últimas Notícias
- Ferraz de Vasconcelos oferecerá capacitação gratuita de empreendedorismo com ovos de Páscoa
- Grupo ligado ao fundador da empresa aérea Gol vence leilão da CPTM e vai administrar linhas 11 e 12, que atendem Suzano, Mogi das Cruzes e região, pelos próximos 25 anos
- Em reunião, consórcio de prefeitos da região (Condemat+) permanece à frente do Comitê da Bacia do Alto Tietê e prefeito de Salesópolis é eleito presidente
De acordo com o Boletim de Ocorrência, os dois homens presentes no local foram interrogados. Um deles alegou que estava apenas retirando capim e pediu ao operador da máquina para abrir uma estrada de acesso ao lote. No entanto, eles não apresentaram os documentos obrigatórios para supressão e arruamento do local, possuindo apenas uma cópia de documento sem força de escritura.
Como não foi possível aferir o impacto ambiental no momento da abordagem, a retroescavadeira foi apreendida administrativamente e encaminhada ao Pátio Municipal.
Os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Ferraz de Vasconcelos para prestar depoimentos. O delegado de plantão solicitou a realização de um exame pericial para determinar se a área em questão é residencial ou de preservação permanente.