Em Arujá, cidade da região do Alto Tietê, entre os dias 1º e 4 de maio, será realizada a 3ª edição do Festival Indígena União dos Povos (FIUP). O evento ocorrerá na Fazenda Arujabel e reunirá indígenas de 15 etnias, além do público não indígena, e promete oferecer uma experiência imersiva de intercâmbio cultural.
Durante os quatro dias de evento, serão promovidas apresentações culturais que destacam a música, as artes visuais, o cinema, a literatura e a culinária dos povos originários. Também estão previstas rodas de conversa sobre temas como tradições culturais, medicinas ancestrais, defesa dos territórios e preservação ambiental.
Entre os participantes confirmados estão o cacique Raoni Metuktire, do povo Kayapó, personalidade conhecida mundialmente.
Vão participar também deputada estadual Célia Xakriabá; os ativistas Txai Suruí e Tashka Yawanawá; a artista plástica Daiara Tukano; o pajé Ninawa Pai da Mata Huni Kuin; e o cantor e violonista Rasu Yawanawá, que representou o Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).
A abertura do festival será no dia 1º de maio com um manifesto de lideranças indígenas e uma apresentação cultural do povo Guarani Mbya, seguida de uma roda de conversa sobre o protagonismo das mulheres indígenas e a exibição do documentário “Hushahu: Cantando com os Espíritos Ancestrais”, que retrata a trajetória da pajé Hushahu Yawanawá.
Já no segundo dia, as discussões abordarão os avanços científicos e a acessibilidade das plantas nativas e um debate sobre a emergência climática e o papel dos povos indígenas na defesa do meio ambiente, com participação do cacique Raoni e da deputada Célia Xakriabá. O dia será contemplado ainda com apresentações culturais do povo Yawanawá e da Comitiva Xingu e shows noturnos.
No terceiro dia de evento, a programação inclui rodas de conversa sobre a apropriação cultural e o uso da ayahuasca em contexto urbano. À noite, haverá uma cerimônia espiritual onde será realizada a consagração das medicinas da floresta.
No último dia do evento, haverá debates sobre economia sustentável dos povos nativos e uma série de apresentações musicais, com artistas indígenas de diversas etnias.
Os ingressos custam a partir de R$ 840 e podem ser adquiridos pelo link https://fiup.pagtickets.com.br/festival-indigena-uniao-dos-povos-fiup-2025__12679/. O evento ocorre na estrada Esmera Maria Rodrigues, número 1600, no bairro do Corrêa, e mais informações podem ser obtidas em (11) 97563-1643, (11) 91528-5094 ou [email protected].
Últimas Notícias
- Programão: telão ao ar livre exibirá filmes gratuitamente no Pico do Urubu, em Mogi das Cruzes, na noite deste sábado (17)
- Gratuito: praça da área central de Suzano receberá Festival de Bolhas Gigantes neste sábado (17)
- Espetaria, parrilla, gelato e outros: com quatro meses de funcionamento, Mercado Municipal de Suzano, o “Mercadão”, abre novos espaços nesta sexta (16)