PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Jovem é preso em Santa Isabel por liderar uma organização criminosa virtual

Na última segunda-feira (12), um jovem de 18 anos foi preso em Santa Isabel, cidade da região do Alto Tietê, por liderar uma organização criminosa virtual envolvida em crimes cibernéticos de extrema gravidade, como induzimento à automutilação, divulgação de conteúdos de abuso sexual infantil, maus-tratos e sacrifício de animais, além de apologia ao nazismo, ameaças e cyberbullying. A ação foi realizada pela Polícia Civil, que investigava o grupo há meses.

De acordo com a polícia, o jovem obrigava vítimas adolescentes a se ferirem e gravarem no próprio corpo o nome de usuário dele como forma de submissão. Durante a operação, foram encontrados materiais com cenas de abuso sexual infantil (inclusive com bebês), imagens de violência extrema, tortura de animais e conteúdo com simbologia satanista.

O jovem já havia sido preso no ano anterior pelo mesmo crime. Os policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreenderam o indivíduo, que ainda era menor, mas ele foi solto.
No entanto, o Ministério Público continuou acompanhando o caso e constatou que o homem seguia não só incitando a violência por meio de outros perfis nas redes sociais, mas também divulgando conteúdo extremista, de apologia ao nazismo.

O indivíduo também ameaçava as vítimas que não cumprissem as ordens dadas por ele e ainda praticava cyberbullying. Na casa do indivíduo foram apreendidos celular, computador e pen drives, que serão periciados.
O caso foi registrado como captura de procurado e cumprimento de mandado de busca e apreensão. A polícia segue investigando o caso para identificar outros envolvidos.