Na última quinta-feira (26), a Secretaria de Saúde de Suzano realizou uma capacitação voltada a profissionais da Rede de Urgência e Emergência (RUE) sobre o atendimento em Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e para pessoas em situação de violência doméstica ou sexual, visando atualizar as equipes sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a PEP ao HIV, às hepatites virais e a outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), conforme as orientações mais recentes do Ministério da Saúde.
A PEP é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais e outros cuidados para reduzir o risco de infecção após uma exposição potencial ao vírus HIV e a outras ISTs. Desde 1999, o Brasil oferece este tipo de tratamento totalmente gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ele faz parte da estratégia de Prevenção Combinada, que busca ampliar as intervenções para conter a transmissão dessas doenças.
A iniciativa destacou, ainda, a importância do acolhimento imediato e do início rápido da PEP, idealmente nas primeiras duas horas após a exposição e, no máximo, em até 72 horas. Na cidade, o atendimento será oferecido em locais estratégicos da RUE, como o Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista e o Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras.
Para garantir a qualidade do serviço, equipes de referência estão sendo capacitadas para apoiar outros profissionais e organizar o cuidado integral às vítimas. Além disso, está sendo criado o Núcleo de Prevenção à Violência nos serviços de urgência e emergência.
Últimas Notícias
- Prefeitura de Suzano firma convênios com o Governo do Estado para ampliar apoio a pessoas com deficiência; assista
- Conselho Municipal da Juventude de Suzano é lançado nesta sexta-feira (15) e reforça compromisso com políticas públicas para os jovens; assista
- Vereadores de Mogi das Cruzes cobram Sabesp e governo por rede de água no distrito do Taboão