Foi apresentada nesta quarta-feira (02), no auditório da Unidade Clínica Ambulatorial (Única) do distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, a nova fase do programa Pró-Visão, que oferece atendimento gratuito em oftalmologia à população da cidade. O evento reuniu autoridades como a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis, a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, o Doutor Luiz Bot e representantes do Legislativo e de instituições parceiras.
A jornalista do portal Hoje Diário, Ludimila Valadares, acompanhou o evento (assista o vídeo, abaixo).
Durante a apresentação, foi anunciada a parceria com o Lions Clube de Mogi das Cruzes, que disponibilizou uma unidade móvel para consultas oftalmológicas. A van ficará disponível no local até o dia 30 de julho e, em seguida, até o dia 10 de agosto, no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), na Vila Suíssa.
Últimas Notícias
A expectativa é que 1,5 mil pacientes sejam contemplados. Além disso, durante o evento, um dos responsáveis pelo clube, Francisco Humberto de Oliveira Roxo, informou que a intenção é que a unidade retorne em outubro, ampliando o alcance do programa.
A secretária de Saúde, Rebeca Barufi, destacou que uma das maiores demandas reprimidas da rede municipal está na área de oftalmologia, o que torna a ampliação do Pró-Visão essencial. Segundo ela, a secretaria entrará em contato com os munícipes que estão na fila de espera para informar o local e o horário de atendimento.
A prefeita Mara Bertaiolli reforçou o compromisso da gestão em levar saúde de qualidade aos bairros e ressaltou que ações como essa garantem mais dignidade e acesso aos cuidados básicos. Além disso, destacou que esta ação é 100% gratuita, sem impactar o orçamento do município.
Segundo ela, a parceria com o Lions Clube é um importante reforço na estratégia de atendimento à população.
Balanço apresentado
Desde fevereiro de 2025, data em que o programa Pró-Visão foi lançado em Mogi das Cruzes, a fila para atendimentos oftalmológicos teve uma queda expressiva de 20%, passando de 14.757 para 11.798 pacientes, de acordo com a apresentação municipal. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a nova fase do programa intensifique ainda mais a redução da demanda e que novos públicos-alvo sejam atendidos, como as crianças.