A Polícia Civil de Mato Grosso realizou nesta terça-feira (29) uma operação em Itaquaquecetuba, para desarticular um grupo envolvido em fraudes virtuais. A ação faz parte da Operação Podium Car e teve como um dos focos o caso de uma senhora em tratamento contra o câncer, que foi enganada por meio de um perfil falso nas redes sociais.
Além de Itaquaquecetuba, os mandados também foram cumpridos na capital paulista. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá e cumpridas com base nas apurações da Delegacia Especializada de Estelionato da cidade.
Últimas Notícias
- Morador de Itaquaquecetuba, cantor gospel João Igor, que viralizou recentemente na internet, é baleado em terminal de São Paulo nesta quarta (30)
- Shopping de Itaquaquecetuba tem programação cultural gratuita em celebração ao Dia dos Pais, durante o mês de agosto
- Gestão Boigues: Itaquaquecetuba conquista destaque no estado de São Paulo com finanças aprovadas sem ressalvas pelo TCE-SP
As investigações identificaram que o grupo utilizava o nome de uma empresa conhecida de Cuiabá para dar aparência de legalidade às transações. A prática consistia na clonagem de perfis de redes sociais de familiares das vítimas, seguida de pedidos de transferência bancária sob a justificativa de quitar uma dívida inexistente com o estabelecimento.
Uma das ocorrências levantadas envolveu uma moradora de Cuiabá, cidade do Mato Grosso, em tratamento oncológico, que acreditou estar ajudando um parente ao fazer a transferência. O grupo criminoso se passou por esse familiar para aplicar o golpe.
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, notebooks, chips de telefonia e outros dispositivos eletrônicos. O material será periciado.
A investigação continua para identificar outros envolvidos e buscar o ressarcimento das vítimas.