Suzano foi oficialmente reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT) após a aprovação do Projeto de Lei pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) nesta quarta-feira (27). A conquista, que já entrou para a história da cidade, é resultado de um trabalho conjunto realizado pelas gestões do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e do atual prefeito Pedro Ishi, com o apoio decisivo do presidente da ALESP, o deputado estadual André do Prado, e do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Suzano, Estevam Galvão, falecido em 2024.
A sessão contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Mauro Vaz, e do secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. A articulação demonstrou ao Legislativo paulista que Suzano reúne as condições necessárias para impulsionar o turismo, atrair visitantes e fomentar a economia local por meio da geração de empregos e valorização da cultura regional.
O título de MIT representa um avanço estratégico para o município, que passa a ter acesso a investimentos voltados à estruturação do setor turístico. A expectativa é que esse reconhecimento resulte em melhorias na qualidade de vida da população e no fortalecimento da identidade local por meio de ações culturais e sociais planejadas.
A preparação de Suzano para conquistar o título teve início em 2017, durante o primeiro mandato de Rodrigo Ashiuchi. A administração municipal passou a trabalhar no cumprimento das exigências técnicas estabelecidas pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado.
Após três anos de adequações, foi elaborado o primeiro projeto de lei com o apoio de Estevam Galvão.
A partir de então, Ashiuchi e André do Prado intensificaram o diálogo com os parlamentares estaduais, destacando atrações turísticas da cidade, como a Capela Nossa Senhora da Piedade, o Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, o parque aquático Magic City e os pesqueiros da região.
Para atender aos critérios exigidos, foi elaborado o Plano Diretor de Turismo do município, com atualizações periódicas, além da adesão à plataforma digital criada pelo governo estadual para monitorar e avaliar os municípios candidatos ao título de MIT.
Com o passar do tempo, novas atrações foram incorporadas ao roteiro turístico da cidade, como o Parque Municipal Max Feffer, o Viveiro Municipal Tomoe Uemura, o Parque do Mirante, praças temáticas com esculturas de Pokémon, templos budistas, o Templo Hare Krishna, a Igreja Matriz de São Sebastião, o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, o Blue Beach Thermas Park, além de haras e pesqueiros.
Em março de 2024, já no segundo mandato de Rodrigo Ashiuchi e com André do Prado na presidência da ALESP, a cidade obteve parecer favorável, sendo considerada apta ao credenciamento como MIT, aguardando apenas a liberação de vagas pela Secretaria de Turismo e Viagens.
A avaliação foi baseada em pontuações técnicas e indicadores objetivos que comprovaram o planejamento e as ações implementadas por Suzano no setor turístico. Esses critérios são utilizados pelo Estado para definir quais cidades podem receber o título de MIT ou Estância Turística.
A etapa final do processo ocorreu já na gestão de Pedro Ishi, em fevereiro de 2025, quando o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) definiu metas para ampliar a atividade turística. Entre elas, estão a criação de roteiros religiosos e culturais, a circulação de um ônibus turístico nos fins de semana e a valorização de pontos como o Casarão da Memória, o Parque Max Feffer e a Academia Terazaki.
Outras iniciativas previstas incluem a implantação da Escola do Turismo, para qualificação de profissionais do setor, e a criação de um Centro de Atendimento ao Turista com sala multimídia para apresentar os atrativos da cidade.
No mês de abril, a prefeitura discutiu com o Comtur a criação da “Rota das Intercessoras”, como parte do “Projeto Caminho da Fé Alto Tietê”. A proposta inclui a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Gardênia Azul — única igreja do Estado com uma réplica com 95% de autenticidade do corpo incorrupto de Santa Rita —, além do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Mogi das Cruzes; a Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema; e o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida.
Em junho, a prefeitura firmou convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para atualizar o Plano Diretor de Turismo. O estudo será conduzido pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) até agosto de 2026, sem custos para o município, com foco em diretrizes para o desenvolvimento sustentável do setor.
A votação contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e de Governo.