Cinco clínicas de recuperação que funcionavam de forma irregular foram interditadas em Suzano durante uma operação realizada na última quinta-feira (18). A ação foi conduzida pela Vigilância Sanitária em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, com fiscalizações em nove locais nas regiões norte e sul da cidade.
A força-tarefa teve como foco combater atividades clandestinas e garantir a segurança e saúde dos acolhidos. As comunidades terapêuticas estavam situadas em bairros como Estância Angelina, Jardim Santa Inês, Chácaras Casemiro e Parque Residencial Samambaia.
Durante as inspeções, as equipes recolheram 174 quilos de alimentos vencidos, incluindo grãos, carnes embaladas e macarrão, todos considerados impróprios para o consumo. Também foram apreendidos mais de 10 mil comprimidos sem prescrição médica e 78 maços de cigarros com procedência irregular, sem registro na ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária).
As unidades atendiam, em sua maioria, homens com histórico de dependência de álcool e drogas, exceto uma delas, voltada ao público feminino. Entre os nove endereços fiscalizados, um operava com atividade diferente da declarada, dois estavam fechados no momento da visita e uma clínica não foi localizada pelas equipes.
Com as novas interdições, a Vigilância Sanitária de Suzano totaliza 17 clínicas fechadas por irregularidades desde o início deste ano.