PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Projeto de Jiu-Jitsu em Poá revela lutadores e transforma realidades por meio do esporte; veja a história

Um projeto social de Jiu-Jitsu, idealizado em 2017 por meio da Secretaria Municipal de Esportes de Poá, tem transformado vidas e revelado talentos do Alto Tietê, no cenário nacional e internacional. A iniciativa nasceu de uma ideia simples, entre a parceria do mestre Marcos, o “Marreta”, do mestre Everdan Olegário, o “Mestre Dan”, e do então secretário de esportes da época, Pacheco. De lá para cá, jovens da região ganharam títulos importantes, como campeonatos mundiais, brasileiros e sul-americanos.
A semente do projeto foi plantada ainda em 2010, quando Marreta começou a treinar ao lado de nomes como Serginho Moraes, campeão mundial e ex-UFC (Ultimate Fighting Championship), além de Dimitrius Souza, Caio Almeida e Bruno Almeida.

“Foi lá que tudo começou. Vi atletas de alto nível saindo daquele projeto. E anos depois, quando comecei a dar aulas de boxe pela Secretaria de Esportes, percebi que havia espaço e potencial para algo mais. Foi quando, em parceria com o Alan Rodrigues, montamos o projeto de jiu-jitsu”, relembra o fundador.

Segundo ele, o tatame da Secretaria Municipal de Esportes rapidamente se tornou um espaço de acolhimento e desenvolvimento para dezenas de jovens da cidade, promovendo disciplina e autoestima. Entre os destaques do projeto está o jovem Guilherme Ribeiro, morador de Poá, tetracampeão brasileiro, bicampeão da Nation Pro e campeão sul-americano. Guilherme disputou a 16ª edição do “World Youth Jiu-Jitsu”, Campeonato Mundial em Abu Dhabi, e, na data, a reportagem do portal Hoje Diário acompanhou.

“Hoje estou com a minha própria academia, meu próprio espaço… a realização de um sonho. É um espaço privado, meu, mas continuo com os mesmos atletas. E futuramente, com alguma ajuda externa, que vou buscar, pretendo dar continuidade a esse projeto também com crianças que não têm condições de pagar. Sempre com o foco no social, não só no lado esportivo. Não é apenas sobre o atleta em si, mas sobre o social, sobre fazer o bem de uma forma diferenciada”, conclui.

O projeto segue ativo na avenida Nove de Julho, número 545, sala 02, na região central de Poá. Mais informações estão disponíveis no Instagram @cohab_poa.