PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“O auto cuidado”, por Luci Bonini

À medida que o tempo passa, quanto mais velhos ficamos, mais tempo temos, porém, menos a gente se cuida. Esses dias, passando por uma consulta médica, um médico bem mais jovem e muito atento às minhas queixas, me perguntou: “Quanto tempo você passa por dia cuidando de você mesma?
Me assustei com a pergunta e respondi, acho que muito pouco. Então ele me fez refletir sobre o autocuidado. Claro fui procurar saber mais.

A Organização Mundial da saúde (OMS) define autocuidado como a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com condições de saúde e incapacidades, com ou sem o apoio de um profissional de saúde. É, em essência, dedicar um tempo para si, mesmo em meio às rotinas e obrigações diárias, cultivando hábitos e práticas que contribuam para uma vida mais saudável, equilibrada e satisfatória.

Se a própria OMS diz que é importante, vamos então pensar em cuidar de nós mesmos para a manutenção da saúde e do bem-estar em todas as suas dimensões. Cheguei à conclusão de que longe de ser um ato egoísta, é um compromisso consciente e intencional com a própria saúde física, mental, emocional e espiritual, com impactos positivos tanto no indivíduo quanto na sociedade. Um despertar do amor por si mesmo.

Descobri que o autocuidado melhora da Saúde Mental e Física, pode aprimorar a função cognitiva, retardar o envelhecimento cerebral e melhorar o desempenho da memória. Uma coisa bem importante para se pensar é que: hábitos simples, como a higiene bucal, pode prevenir problemas sérios que podem afetar a saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes. Sim quanto mais nos cuidados menos precisamos dos Sistemas de Saúde, assim sobra mais tempo para os médicos cuidarem daquilo que é mais urgente… Já pensou nisso?

Assim descobri que as práticas de autocuidado são variadas e devem ser adaptadas às necessidades individuais. Encontrei algumas para melhorar minha vida e compartilho com meus leitores, pois passarei a dar mais atenção, vamos lá: adotar uma alimentação balanceada, incorporar atividade física regular e garantir um sono reparador; manter a higiene pessoal, utilizar medicamentos isentos de prescrição de forma consciente e somente quando necessário, praticar relaxamento, como meditação e mindfulness, ler bastante e se afastar das redes sociais…

(Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal HojeDiario.com).