Na última quinta-feira (16) e sexta-feira (17), um grupo de alunos do 3º ano da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Poá apresentou no centro educacional o Projeto Casa Aberta, a produção independente de um curta-metragem, “O Extermínio da Criatividade”. A proposta dos alunos Izadora Moreira Machado, Maria Eduarda Sanches Ruiz, Miguel Fava Santos, Murillo Macedo de Sousa Silva e Murilo Fonseca Horvath foi discutir o extermínio da criatividade.
O grupo, formado por jovens da rede pública de Poá, buscou provocar uma reflexão profunda sobre como a sociedade atual tem sufocado o potencial criativo das pessoas.
“A nossa atual sociedade faz com que o potencial criativo das pessoas seja deixado de lado, exterminando o que nos torna humanos”, disse Izadora.
De acordo com os criadores, a proposta do curta vai além da crítica, celebra a resistência da criatividade, mesmo em tempos difíceis.
“Com batalhas e dificuldades, mostramos que a criatividade não foi perdida, mas se mantém e está presente na vida de todos, a todo momento”, afirmou Miguel.
Maria Eduarda destacou que a mensagem do projeto é universal.
“Nosso projeto mostra a importância da criatividade, independente da situação”, finalizou.
Por sua vez, Murillo Macedo declarou que, além de uma produção audiovisual, o grupo buscou trazer a criatividade para perto das pessoas.
“Nosso objetivo é aproximar a criatividade do público com um dia a dia comum, mostrando que ela é essencial em qualquer lugar, não só no meio artístico”, explicou.
Por fim, para Murilo Fonseca, o curta carrega uma mensagem essencial.
“Fizemos isso para que todos entendam que a criatividade é o que torna simples humanos em pessoas”, declarou.
Os interessados em assistir ao projeto independente do grupo podem acessar o curta-metragem por meio do link https://drive.google.com/file/d/16Nlks2VoU14gQ3i4V3mAzuoZwenmNV2k/view?usp=drivesdk.