Itaquaquecetuba avançou na estrutura de prevenção e resposta a emergências, conquistando a categoria B no Indicador de Capacidade Municipal (ICM) em Defesa Civil, elaborado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O número representa um salto em relação à classificação anterior, C.
A avaliação é baseada nos seguintes aspectos: segurança, prevenção e a proteção da população diante de eventos extremos. O ICM integra o Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres, previsto no Plano Plurianual 2024-2027, e mede a capacidade dos municípios brasileiros em ações preventivas e de resposta a desastres.
A metodologia considera 20 variáveis distribuídas em três dimensões: planejamento e gestão, coordenação intersetorial e políticas públicas, classificando as cidades em quatro faixas: A (alta), B (intermediária avançada), C (intermediária inicial) e D (inicial). De acordo com a administração municipal, o avanço reflete o trabalho conjunto das secretarias, a execução do Plano Municipal de Contingência e os investimentos em tecnologia, capacitação e infraestrutura.




























