Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará as ações de prevenção ao HIV alusivas à campanha “Fique Sabendo!” em Suzano, que se estenderá até 1º de dezembro, o Dia Mundial de Combate à Aids. Até sexta-feira (28), entre 8h e 15h, o trabalho será reforçado nos equipamentos da Atenção Básica e em unidades do setor de Especialidades e da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
No sábado seguinte (29), no mesmo horário, haverá o “Dia D” em nove postos, que incluirão as Unidades de Saúde da Família (USF) Suzanópolis e Jardim Revista, e também as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dona Benta, Colorado, CSII, Casa Branca, Palmeiras, Parque Maria Helena e Tabamarajoara.
Os endereços das UBSs e das USFs podem ser encontrados através do link https://bit.ly/EnderecosUBS. Já os moradores que preferirem se deslocar para os equipamentos do setor de Especialidades, podem procurar a Clínica da Família Doutor André Cano Garcia (avenida Jaguari, número 37, na Cidade Boa Vista) ou a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (rua Kazuo Kajiwara, número 91, no Parque Santa Rosa). Na Raps, a campanha será proporcionada nos Caps Alumiar (rua Otávio Miguel da Silva, número 187, no Jardim Imperador), Devir (rua Barão do Rio Branco, número 315, na Vila Costa) e AD (rua Doutor Deodato Wertheimer, número 33, na Vila Costa).
As ações ainda serão ofertadas na sede do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que fica na rua Otávio Miguel da Silva, número 323, no bairro Parque Suzano. Em todos estes locais, haverá testagem rápida, por livre demanda, para HIV e sífilis, além de distribuição de insumos de prevenção (preservativos internos e externos, e texturizados, e gel lubrificante). Ainda serão compartilhadas orientações para Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com indicação dos procedimentos relacionados ao início de tratamento dos casos positivos de sífilis, assim como será garantido o encaminhamento dos casos positivos de HIV ao SAE/CTA.
O público em destaque inclui os homens que fazem sexo com homens, travestis e transexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. A coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a campanha pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, ofertando a testagem às populações mais vulneráveis.




























