A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou na última terça-feira (25) a apreensão de duas caçambas irregulares nos bairros Vila Figueira e Jardim Anzai. A ação verificou que as empresas responsáveis não possuíam o Cadastro de Transporte de Resíduos (CTR), documento obrigatório para instalação e transporte de resíduos de construção civil. Em um dos casos, a transportadora nem mesmo estava cadastrada junto à prefeitura.
Os contratantes dos serviços também foram notificados sobre as irregularidades.
A operação faz parte do ‘Programa Caçamba Verde’, que monitora o transporte e a destinação correta dos resíduos de construção civil na cidade. O sistema exige que todas as empresas cadastradas mantenham caçambas de acordo com as normas e emitam o Cadastro de Transporte de Resíduos (CTR), garantindo que os resíduos sejam encaminhados a locais licenciados para o descarte. Os transportadores que atuam em Suzano devem se cadastrar anualmente junto à Secretaria de Meio Ambiente, no Centrus situado na avenida Paulo Portela, número 210, no Jardim Paulista, das 8h às 17h, apresentando documentos como Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), Registro Geral (RG), comprovante de endereço, Inscrição Estadual (se não isento), Inscrição Municipal, relação nominal dos veículos e equipamentos utilizados para a prestação dos serviços, cópia dos correspondentes certificados de registro e licenciamento de veículo em nome do requerente ou leasing vinculando o veículo ao autorizatário.
Em 2023, o programa registrou 34 autos de infração, 13 apreensões de caçambas e o descarte adequado de 30.499 metros cúbicos de resíduos. Até o momento, 21 transportadores foram cadastrados e 7.408 CTRs emitidos, reforçando a fiscalização e a organização do transporte de resíduos no município.



























