A 19ª legislatura da Câmara de Suzano encerrou os trabalhos do primeiro ano com 105 novas leis ordinárias e oito leis complementares em vigor até a última segunda-feira (15), último dia antes do início do recesso parlamentar. O número ainda pode ser ampliado, já que projetos aprovados anteriormente podem ser publicados nos próximos dias. Em 2025, os vereadores apresentaram 338 projetos na Casa de Leis.
A última sessão ordinária do ano ocorreu em 10 de dezembro. As proposituras englobam 138 projetos de lei, 93 moções, 43 projetos de decreto legislativo, 21 emendas substitutivas, 12 projetos de lei complementar, nove projetos de resolução, dois projetos de emenda à Lei Orgânica do Município de Suzano e uma subemenda. Ainda foram votados 19 vetos. Durante o ano legislativo, foram realizadas 40 sessões ordinárias e três sessões extraordinárias.
A Casa de Leis também promoveu 37 sessões solenes e 27 audiências públicas. As sessões ordinárias acontecem às quartas-feiras, a partir das 18h, nos períodos de 1º de fevereiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 15 de dezembro. Nelas, os parlamentares utilizam a tribuna para manifestações e votam os projetos em pauta. Já as sessões extraordinárias são em dias ou horários diferentes dos agendados para as sessões ordinárias, para a discussão de assuntos urgentes.
As sessões solenes são destinadas a comemorações e homenagens especiais, enquanto as audiências públicas têm como objetivo a prestação de contas do Executivo e a discussão de projetos de relevância social e de interesse público, com a participação de entidades e representantes da população. Iniciada em 1º de janeiro de 2025, a 19ª Legislatura é presidida pelo vereador Artur Takayama.
A Câmara Municipal de Suzano estará fechada de 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026, com reabertura marcada para o dia 5 de janeiro, às 8h. O recesso das sessões legislativas segue até 31 de janeiro. A primeira sessão ordinária de 2026 está prevista para o dia 4 de fevereiro. Em 2025, a Câmara de Suzano apresentou diversas proposituras, incluindo 138 projetos de lei, 93 moções, 43 projetos de decreto legislativo, 21 emendas substitutivas, 12 projetos de lei complementar, nove projetos de resolução, dois projetos de emenda à Lei Orgânica do Município e uma subemenda, além de 19 vetos.




























