Moradores de bairros como Jardim Colorado, Jardim Belém e Jardim Maitê, além do Distrito de Palmeiras e de outras localidades da cidade de Suzano, relatam a falta de água há pelo menos 24 horas. O problema também é apontado por populares de municípios vizinhos do Alto Tietê e tem causado preocupação na população.
Na terça-feira (23), moradores entraram em contato com o portal Hoje Diário para relatar a situação e demonstrar aflição diante da interrupção no abastecimento. A preocupação aumenta com a proximidade da véspera e do feriado de Natal, período em que o consumo de água costuma ser maior devido às atividades domésticas e confraternizações.
A redação do portal Hoje Diário solicitou informações à assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) sobre os problemas relatados. Em resposta, a empresa informou que precisa de um prazo maior para apurar os casos antes de se posicionar oficialmente.
Nos últimos meses, a Sabesp reduziu a pressão da água durante o período noturno, entre 19h e 5h, em áreas da Região Metropolitana de São Paulo. Ao longo do dia, o fornecimento também passa por gerenciamento de pressão.
Já no dia 1º de dezembro, a companhia iniciou a captação de água na Serra do Mar como medida para conter a queda no nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana. A estrutura implantada permite o transporte de até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento de cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo Suzano, Mogi das Cruzes e cidades da região.




























